metropoles.com

RJ: câmera em condomínio gravou militar da Marinha atirando em vizinho

Durval Teófilo Filho, de 38 anos, foi morto ao ser confundido com um bandido, em São Gonçalo. Sargento foi indiciado por homicídio culposo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Durval_sargento_Marinha
1 de 1 Durval_sargento_Marinha - Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – Durval Teófilo Filho, de 38 anos, morto pelo próprio vizinho na porta de casa, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, deixou a comunidade do Capote, há 12 anos, para ter mais segurança em um apartamento na cidade.

O trabalhador foi morto nessa quarta-feira (2/2), na porta do condomínio onde morava, após levar três tiros ao ser confundido com um bandido. O autor dos disparos é seu vizinho, o militar da Marinha Aurélio Alves Bezerra. Câmeras de segurança gravaram o assassinato.

No vídeo, é possível ver o momento em que o sargento chega de carro no portão do condomínio. Durval Teófilo aparece logo em seguida, andando na mesma direção. Ele procura algo em uma bolsa, possivelmente uma chave.

O primeiro disparo feito pelo militar da Marinha vem ainda de dentro do automóvel. Em seguida, ele sai e dispara mais duas vezes em direção ao vizinho. Um dos tiros atinge a barriga de Durval, que cai no chão.

Confira o vídeo dos disparos:

 

A vítima afirmou que era morador do condomínio. O militar, então, socorreu o vizinho e o levou para o Hospital estadual Alberto Torres. Durval, no entanto, não aguentou e morreu na unidade de saúde. O laudo do Instituto Médico Legal de Tribobó diz que a causa da morte foi hemorragia interna.

A Marinha do Brasil se posicionou sobre o caso por meio de nota. “A Marinha informa que está colaborando com os órgãos responsáveis para a elucidação do fato. A MB lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares da vítima”, diz o documento.

“Mais um preto morto”

“Será que fosse um branco andando e mexendo na mochila, tinham atirado no meu irmão três vezes? E ele falando que ele era morador do condomínio? Será? Eu duvido. Eu duvido muito”, disse a irmã de Durval, Fabiana Teófilo, ao G1.

“Mais um preto morto e vai ficar por isso mesmo? Já passei por isso na minha vida diversas vezes. Meu pai foi assim, tive primos que foi assim. Mas agora de novo? Agora não. Eu vou atrás aonde tiver que ir, entendeu? Porque a justiça tem que ser feita”, completa a mulher.

Durval trabalhou como letrista em uma plataforma da Petrobras e, atualmente, estava empregado como repositor de um supermercado.

2 imagens
Durval Teófilo Filho, de 38 anos
1 de 2

Durval Teófilo Filho, de 38 anos

Reprodução
2 de 2

Durval Teófilo Filho, de 38 anos

Reprodução

Homicídio culposo

O militar Aurélio Alves Bezerra foi indiciado por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. Para ele, foi estipulada uma fiança no valor de R$ 120 mil. Até o momento não há informações sobre o pagamento da fiança.

“Segundo declaração do autor, ele atirou na vítima em reação a uma suposta tentativa de assalto, enquanto a mesma caminhava e mexia em sua mochila. Ao constatar seu erro, o acusado prestou imediato socorro a Durval, levou para um hospital, mas ele não resistiu. De acordo com a DHNSG, o autor do crime foi indiciado por homicídio culposo e permanece preso”, diz a nota da Polícia Civil ao Metrópoles. 

4 imagens
Sargento da Marinha dispara três tiros contra vizinho
Durval foi socorrido, mas não suportou o ferimento e morreu na unidade de saúde
Durval Teófilo era morador do mesmo condomínio
1 de 4

Ele alega ter confundido o rapaz com um bandido

Reprodução
2 de 4

Sargento da Marinha dispara três tiros contra vizinho

Reprodução
3 de 4

Durval foi socorrido, mas não suportou o ferimento e morreu na unidade de saúde

Reprodução
4 de 4

Durval Teófilo era morador do mesmo condomínio

Reprodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?