RJ: Búzios cancela queima de fogos na véspera da festa de Réveillon
Decisão da Prefeitura de Búzios acontece após o município não ter viabilizado a compra de fogos que não emitam sons, o que é exigido por lei
atualizado
Compartilhar notícia
A Prefeitura de Búzios (RJ) anunciou o cancelamento da queima de fogos de artifício na festa de Réveillon que será realizada em diversos pontos da cidade. A decisão se deve ao fato da prefeitura não ter comprado fogos de artifício em conformidade com a legislação vigente no município.
Uma lei municipal proíbe o comércio, manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício que emitam sons. A proibição se estende por todo território de Búzios, em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados, além de áreas urbanas e rurais.
“Por motivos técnicos e processuais não foi possível garantir a queima de fogos de artifício considerados ‘classes A e B’, de vista, sem estampido ou que contenham até 25 centigramas de pólvora por peça”, afirma o comunicado.
Segundo o município, a empresa contratada afirmou não ter mais balsas disponíveis para o fornecimento, o que acabou acarretando questões técnicas para a contratação. “Então, por prudência, optou-se por cancelar para não ocorrerem os mesmos problemas anteriores”, finaliza.
Nas redes sociais, a decisão da prefeitura repercutiu mal. “Uma cidade pequena, mas com problemas enormes”, criticou uma usuária. “Mas moto barulhenta na madrugada pode?”, ironizou outra.