RJ: blocos lançam manifesto pela realização do Carnaval de rua em 2022
Comunicado cobra da Prefeitura o direito de manifestação, com desfiles de rua entre 20/4 e 23/4
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro — Em um manifesto sobre o Carnaval de rua do Rio de Janeiro, blocos, ligas, coletivos e movimentos sociais pedem o direito de desfilar na nova data do Carnaval em 2022, de 20/4 a 23/4.
“Alma dos bairros, os blocos, as bandas e os bate-bolas contam a história carioca em uma festa que por tradição se expande por todos os cantos da cidade. Somos muitas e muitos: camelôs, músicos, foliões, pernaltas, dançarinos, costureiras, artesãos etc. Carnaval é trabalho, festa e luta coletiva”, diz trecho do manifesto.
Em março, representantes de blocos de rua se reuniram com a Prefeitura do Rio para tentar viabilizar o evento. Os integrantes pleitearam a oportunidade de desfilar nos dias do feriado de Tiradentes, assim como as escolas de samba.
Na época, a municipalidade e a RioTur afirmaram que não poderiam realizar a folia de rua por não haver tempo hábil para a organização logística demandada.
Em fevereiro, data oficial da festa, adiada por causa da pandemia de Covid-19, diversos grupos desfilaram ilegalmente. Agora, ainda há uma incerteza sobre como será o feriado de Tiradentes na cidade maravilhosa.
Os blocos que assinaram o manifesto farão um ato nessa quarta-feira (13/4).O protesto sairá da Candelária e irá até a Cinelândia, um trajeto bastante tradicional para os grupos que desfilavam pelo Centro do Rio.