RJ alcança a média de 15 tiroteios por dia em período de seis meses
Dados da Região Metropolitana indicam, ao menos, 595 mortos e outros 543 feridos em decorrência da violência urbana
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A Região Metropolitana do Rio teve, em média, 15 tiroteios por dia nos seis primeiros meses deste ano, de acordo com dados da Plataforma Fogo Cruzado, laboratório de dados sobre violência armada que disponibiliza informações, por meio de um aplicativo, conforme material coletado via imprensa, usuários e policiais.
Os dados indicam 2.791 tiroteios ou situações em que foram registrados disparos de armas de fogo. Pelo menos 595 pessoas morreram nessas situações, entre eles estão três crianças e sete adolescentes, além de 18 mortos por balas perdidas e 166 mortos em 37 chacinas.
Ainda de acordo com o levantamento, 543 pessoas ficaram feridas a tiros. De acordo com a plataforma, os bairros que mais sofreram com a violência foram os localizados na zona norte do Rio, como o Jacarezinho, que teve, no período, a operação policial mais letal da história. No entanto, o maior número de mortes foi registrado na Baixada Fluminense.
Regiões com mais tiroteios
Zona Norte: 871 tiroteios, 147 mortos
Baixada Fluminense: 630 tiroteios, 152 mortos
Zona Oeste: 515 tiroteios, 56 mortos
Centro: 136 tiroteios, 17 mortos
Zona Sul: 45 tiroteios, 8 mortos
A Polícia Militar, através de nota, informou que os policiais militares atuam num cenário complexo construído há décadas pela disputa violenta por territórios entre facções criminosas rivais.
A PM disse ainda que tem contribuído de forma significativa para a redução dos índices de criminalidade. Só nesses seis primeiros meses do ano foram mais de 3.400 armas recolhidas e mais de 16 mil prisões efetuadas. Ainda de acordo com a PM, nesse período houve uma queda de 9% nos crimes de homicídio doloso.