metropoles.com

Risco de romper: movimentação na barragem de Cocais aumenta 4 vezes

Em 10 dias, estrutura passou a se movimentar de quatro a 16 centímetros a cada 24 horas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Prefeitura de Barão de Cocais
barão d ecocais, barragem
1 de 1 barão d ecocais, barragem - Foto: Divulgação/Prefeitura de Barão de Cocais

O talude da mina de Gongo Soco, da Barragem Sul Superior mantida pela mineradora Vale em Barão de Cocais (MG), passou a se movimentar 16 centímetros por dia – quatro vezes mais que medições iniciais, em pontos mais críticos – e 12 centímetros a cada 24 horas em sua porção inferior. É o que indica relatório divulgado nesta sexta-feira (24/05/2019) pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

No último dia 13, a Vale comunicou às autoridades que o talude apresentava movimentação. À época, de quatro centímetros por dia. A previsão feita, depois do anúncio, é que o talude desmoronaria entre o último dia 19 e este sábado (25/05/2019).

Na última segunda-feira (20/05/2019), porém, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, afirmou que o talude vai se romper, mas que isso poderia ocorrer também depois do prazo previsto.

O principal risco do desmoronamento do talude é que, ao ruir, para dentro da cava da mina, provoque abalo sísmico com intensidade suficiente para levar ao colapso a Barragem Sul Superior, que está 1,5 km distante da mina. A estrutura já passa por problemas de sustentação. Em 22 de abril, teve alerta de estabilidade elevado a 3, o mais alto da escala, que significa rompimento iminente.

Ameaça
Caso a barragem se rompa, a lama atingirá três municípios, conforme estudo de impacto da Vale: Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo. Um muro de contenção está sendo erguido entre a estrutura e Barão de Cocais, para tentar deter o lamaçal caso o pior aconteça.

De acordo com o coordenador-adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Flávio Godinho, houve uma “potencialização” do medo em Barão de Cocais. “Qualquer aeronave que sobrevoa a cidade causa um temor entre os moradores. Eles acham que se uma aeronave está passando, é porque o talude se rompeu”, disse Godinho à imprensa.

Segundo o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Juvenal Caldeira, a situação também fez com que o movimento de turistas na região diminuísse bastante. “Pessoas do país inteiro veem estas notícias e, se estavam pensando em visitar a região, desistem ou adiam a vinda”, disse Caldeira à Agência Brasil, ao lembrar que milhares de turistas visitam a região anualmente, atraídos pelas belezas naturais do Parque Nacional da Serra do Caraça. Embora reconheça a importância do trabalho preventivo, ele afirma que o comércio está parado e, a cada nova determinação ou simulado realizado pela Defesa Civil, aumenta a tensão dos moradores.

Vale
Em nota, a Vale reforçou que, desde fevereiro, quando o risco do talude da mina de Gongo Soco ceder foi identificado, vem adotando todas as medidas preventivas para garantir a segurança da população. Em fevereiro, a mineradora retirou, preventivamente, os moradores de um povoado nos arredores de Barão de Cocais cujas casas estão na Zona de Autossalvamento – a primeira a ser atingida pelos rejeitos caso a barragem se rompa. Além disso, a empresa afirma apoiar a realização de simulados para preparar as comunidades a lidar com qualquer cenário possível.

“Tanto o talude da mina de Gongo Soco como a Barragem Sul Superior estão sendo monitorados 24 horas por dia e as previsões sobre deslocamento de parte do talude, revistas diariamente”, afirma a nota, sustentando que “não há elementos técnicos que possam afirmar que o eventual deslizamento de parte do talude poderia desencadear a ruptura da barragem”. (Com Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?