Risco de alagamento: canal em Pelotas (RS) chega à marca de 3 m
Prefeitura pede para que moradores de diversos bairros deixem suas casas. Confira mapa com áreas de risco
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com a Prefeitura de Pelotas (RS), o nível do São Gonçalo chegou à marca de 3 metros na manhã desta quinta-feira (16/5). Com isso, o canal que liga a Lagoa Mirim e a Lagoa dos Patos corre risco de inundação. Foi reforçado alerta para que a população que mora na que possa ser alagada deixe suas casas.
O São Gonçalo já havia ultrapassado a marca histórica na noite de quarta-feira (15/5) e, às 6h desta quinta-feira (16/5), ultrapassou mais uma vez o próprio recorde.
“Não temos projeção de até onde as águas podem chegar, portanto é preciso que a população fique em alerta. As áreas vermelhas não devem estar habitadas, e pedimos para quem esteja nelas ou resolveu retornar, que saia imediatamente”, afirmou a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB).
Veja o mapa das áreas de risco, destacadas em vermelho:
Pelotas corre o risco de inundação devido às águas que escoam do Lago Guaíba, em Porto Alegre, pela Lagoa dos Patos, segundo análises dos técnicos da Sala de Situação do município.
As águas estão chegando ao mesmo tempo em que os ventos diminuíram e o volume das águas que estavam na outra margem do canal também voltaram para a região.
Além do risco iminente de inundação, o município é atingido, nesta quinta-feira (16/5), por um frio de 4ºC, além de chuva e geada, segundo o site Climatempo. A previsão, até a próxima segunda-feira (20/5), é de que as temperaturas mínimas em Pelotas não ultrapassem os 10ºC.