metropoles.com

Rio volta a vacinar gestantes e puérperas só com Coronavac e Pfizer

Restrição foi determinada pelo Ministério da Saúde após morte de uma gestante de 35 anos que tomou uma dose da AstraZeneca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina Grávida desenvolve trombose após tomar vacina AstraZeneca
1 de 1 Vacina Grávida desenvolve trombose após tomar vacina AstraZeneca - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Prefeitura do Rio retoma nesta quarta-feira (12/5) a vacinação contra a Covid-19 de grávidas e puérperas com comorbidades (doenças pré-existentes).

A imunização desse grupo havia sido suspensa após a morte de uma gestante de 35 anos em decorrência de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC). O Ministério da Saúde investiga a relação entre o óbito e o uso da vacina AstraZeneca/Fiocruz.

A suspensão imediata do uso da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca em mulheres gestantes foi recomendada, nessa segunda-feira (10/5), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a agência, a prescrição atual do fabricante não recomenda o uso desta vacina em grávidas sem orientação médica.

Na noite de terça-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou a decisão da pasta de restringir a vacinação às grávidas com comorbidades. Em nova orientação, a pasta recomendou que o grupo receba apenas as vacinas Coronavac e Pfizer.

Além do Rio, Belo Horizonte também vai retomar a imunização de grávidas e puérperas com comorbidades nesta quarta. Já no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde suspendeu a aplicação da vacina contra a Covid-19 em gestantes, ainda que com Coronavac ou Pfizer.

Para receber os imunizantes recomendados para grávidas ou puérperas com comorbidade, é necessário apresentar laudo médico detalhado justificando a recomendação e avaliação da relação risco-benefício para a vacinação, além da assinatura do termo de esclarecimento disponível em coronavirus.rio/vacina.

Veja a nota da Secretaria Municipal de Saúde do Rio:

“A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informa que retomará nesta quarta-feira, 12 de maio, a vacinação contra a covid-19 de gestantes e puérperas com comorbidade. Por orientação do Ministério da Saúde, serão aplicadas apenas as vacinas Pfizer e Coronavac, de acordo com a disponibilidade. Para receber a aplicação, é necessário apresentar laudo médico detalhado justificando a recomendação e avaliação da relação risco-benefício para a vacinação, além da assinatura do termo de esclarecimento disponível em coronavirus.rio/vacina”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?