Rio vacinou 1.206 pessoas com doses de Coronavac de lote interditado
Não há indicação de aplicar novo imunizante nessas pessoas, que devem procurar uma unidade de saúde caso apresentem qualquer reação adversa
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A Secretaria Municipal de Saúde do Rio confirmou que vacinou 1.206 cariocas com doses do lote 202108113H, da vacina Coronavac, interditado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste sábado (4/9). Como o Metrópoles informou, a aplicação do imunizante foi suspensa, por medida cautelar, pelo secretário de Saúde do município, Daniel Soranz.
De acordo com a pasta, neste momento, não há indicação de revacinar essas pessoas, que devem procurar uma unidade de saúde, de preferência aquela onde recebeu a vacina. Caso apresentem qualquer reação adversa, deve ser comunicada à unidade de saúde que aplicou a dose.
O lote 202108113H chegou ao estado do Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira (3/9) e estava sendo distribuído aos municípios neste sábado, quando a Secretaria de Estado de Saúde foi notificada da interdição da carga. Os municípios foram orientados a não usar as doses e aqueles que receberiam as doses neste domingo só terão acesso às vacinas quando a Anvisa liberar o uso do imunizante
O Ministério da Saúde orientou aos municípios que receberam os lotes que tiveram o uso suspenso que reservem os quantitativos, conservando em temperatura entre 2ºC e 8º C até nova orientação. Em nota o Butantan, responsável pelo fornecimento das doses para o governo federal, afirmou que os lotes são seguros e que atestou a qualidade das doses recebidas. “Isso garante que os imunizantes são seguros para a população”, diz a nota.