Rio teve 121 baleados em janeiro: 63 morreram e 58 ficaram feridos
Conforme levantamento do Instituto Fogo Cruzado, 36% dos baleados foram atingidos em tiroteios na Baixada Fluminense neste início de ano
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro -As cidades da Baixada Fluminense concentraram 34% dos tiroteios ocorridos sem janeiro na Região Metropolitana do Rio, de acordo com levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Como resultado, a região também concentrou o maior número (36%) de baleados em todo o Grande Rio em janeiro. Ao todo, 44 pessoas foram baleadas: 26 morreram e 18 ficaram feridas.
Entre casos de maior repercussão está a morte do menino Kevin Lucas dos Santos Silva, de 6 anos, morto com um tiro durante uma ação policial em Queimados, na Baixada Fluminense, na primeira semana de janeiro. Na ação, uma outra criança, de 9 anos, e uma adolescente, de 13, também foram atingidas.
“Enquanto não houver políticas de prevenção da violência e de inclusão social, sobrará para a Baixada Fluminense um saldo de mortes e de tiroteios, sem preocupação nenhuma com os impactos na vida da população”, afirma Maria Isabel, diretora de programas do instituto.
Ao todo foram 227 tiroteios ou registros de disparos de arma de fogo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, segundo Relatório Mensal da instituição número que é menor mês se comparado com janeiro de 2021, quando houve 424 registros. Só no primeiro mês do ano, foram 121 pessoas baleadas: destas, 63 morreram e 58 ficaram feridas.
O número de mortos é menor e caiu 46%. Já os feridos são 44% menos em comparação com janeiro de 2021, que concentrou 220 baleados – 116 mortos e 104 feridos
A Baixada é composta pelos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.
Veja a posição das regiões do Grande Rio no número de tiroteios:
-
Baixada Fluminense: 78 tiroteios, 26 mortos e 18 feridos
-
Zona Norte da capital: 75 tiroteios, 11 mortos e 16 feridos
-
Leste Metropolitano: 39 tiroteios, 18 mortos e 11 feridos
-
Zona Oeste da capital: 23 tiroteios, 8 mortos e 11 feridos
-
Centro da capital: 8 tiroteios
-
Zona Sul da capital: 4 tiroteios e 2 feridos