Rio terá que indenizar famílias por queda de prédio de 20 andares
O desabamento do Edifício Liberdade resultou na queda de outros dois prédios; 16 pessoas morreram
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O município do Rio vai ter que pagar pensões e indenizações às famílias vítimas do desabamento do Edifício Liberdade de 20 andares, em 2012, no Centro do Rio. Dois outros prédios também foram ao chão. Dezesseis pessoas morreram e quatro ainda continuam desaparecidas. Os valores serão calculados.
A decisão é da 3ª Vara de Fazenda Pública com base em ação civil pública movida pela Defensoria Pública do Estado. A TO Brasil foi absolvida por falta de provas. Para a Justiça, a obra que a empresa fazia em cinco andares não seria suficiente para desestabilizar a estrutura do prédio. A decisão aponta obras na década de 1970 do metrô próximo ao local como responsáveis pela queda.
O defensor público do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), Daniel Lozoya, que atua na ação e pede a indenização por parte da TO Brasil e do município, afirma que “há provas suficientes de que a causa do desabamento foi a obra realizada sem a presença de um profissional habilitado no 9º andar do Edifício Liberdade”. Ele irá recorrer para que a empresa também pague indenização.