metropoles.com

Rio terá estudo para avaliar terceira dose em maiores de 18 anos

Levantamento vai analisar produção de anticorpos em 9 mil voluntários; eles só saberão qual vacina tomaram 60 dias depois da aplicação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Vacinação no Rio acontece em 280 pontos da cidade
1 de 1 Vacinação no Rio acontece em 280 pontos da cidade - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino se uniram para avaliar, a partir de uma pesquisa clínica, os efeitos da aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas acima de 18 anos.

O levantamento, denominado BoostCOVID-19, vai selecionar 9 mil voluntários cariocas que tenham completado o esquema vacinal há pelo menos seis meses. Um terço deles participará do subestudo de imunogenicidade, que é a análise da produção de anticorpos depois da administração da dose de reforço.

Serão utilizados os imunizantes da AstraZeneca e da Pfizer, mas em um primeiro momento, o voluntário não saberá qual vacina foi aplicada – a chamada “vacinação cega”. Trinta dias depois, a depender do caso, o voluntário precisará retornar ao centro de pesquisa para ceder algumas informações de segurança. Apenas 60 dias após a aplicação, na terceira visita, é que será realizado o “descegamento” – paciente receberá a informação de qual imunizante tomou e a participação no estudo é concluída.

6 imagens
Vacinação no Rio de Janeiro
Vacinação contra a Covid-19
Vacinação será interrompida no Rio de Janeiro
As doses previstas para dar continuidade à imunização não chegaram ao Rio, segundo o prefeito Eduardo Paes
Vacinação de idosos no Rio de Janeiro
1 de 6

Vacinação de idosos na cidade do Rio de Janeiro

Aline Massuca/Metrópoles
2 de 6

Vacinação no Rio de Janeiro

Valter Pontes/Secom
3 de 6

Vacinação contra a Covid-19

Aline Massuca/Metrópoles
4 de 6

Vacinação será interrompida no Rio de Janeiro

Aline Massuca/ Metrópoles
5 de 6

As doses previstas para dar continuidade à imunização não chegaram ao Rio, segundo o prefeito Eduardo Paes

Aline Massuca/ Metrópoles
6 de 6

Vacinação de idosos no Rio de Janeiro

Aline Massuca/ Metrópoles

Os voluntários que participarem do subestudo de imunogenicidade serão acompanhados por 12 meses, com quatro visitas presenciais para coleta de sangue, e outra virtual ou presencial 60 dias após a aplicação da dose de reforço.

Além disso, visitas não programadas podem ocorrer caso o paciente notifique algum problema, como efeitos adversos da vacina. Antes de iniciar a participação, o voluntário deve assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Eletrônico (TCLE-e) e garantir a compreensão de tudo relacionado à análise. A pessoa também pode optar por sair da iniciativa a qualquer momento, sem nenhum prejuízo pessoal.

Para participar, os interessados devem preencher um formulário disponibilizado no site do estudo. Depois de assinarem o TCLE-e, os que aceitarem fazer parte do levantamento receberão dia, horário e local da primeira visita.

Não poderão participar do BoostCOVID-19 pessoas que tenham contraindicação aos imunizantes AstraZeneca e Pfizer; grávidas e puérperas; portadores de doenças crônicas não controladas; imunossuprimidos; quem fez uso de derivados de sangue nos últimos 6 meses; quem fez uso de duas vacinas diferentes no esquema primário contra Covid-19; e quem recebeu maior número de doses do que o estabelecido para esquema primário para vacinação contra Covid-19 pelo Ministério da Saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?