Rio tem o maior número de casos de Covid desde o início da pandemia
Secretário de Saúde confirmou alta de casos na cidade, que superou os 3 mil diários. A maioria dos pacientes está com a variante Ômicron
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A cidade do Rio de Janeiro vive um novo surto de Covid-19 nos últimos dias. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, confirmou que a capital teve o maior aumento do números de casos positivos desde o início da pandemia, em março de 2020.
Dados do painel da prefeitura mostram que a média móvel de casos chegou a 3.061 diagnósticos na última quinta-feira, 6 de janeiro. Antes, o indicador não superava a marca de 2 mil casos diários.
“É um momento em que a gente tem maior número de casos desde o início da pandemia. Infelizmente, esse aumento de casos não está acompanhado destes casos graves e nem de internações. Mas sem dúvida a gente teve um aumento muito expressivo nos últimos dias”, afirmou ao Metrópoles.
O foco da Secretaria municipal de Saúde (SMS) é analisar o comportamento da variante Ômicron na população da cidade do Rio. Os sintomas em pacientes vacinados com duas doses e com a dose de reforço são mais leves, diferente do que acontece com os não-vacinados.
“Na população vacinada, os casos são muito leves e e sem nenhum sintoma de gravidade. Mas, de qualquer maneira, a gente ainda precisa continuar a análise porque é bastante precoce para poder falar”, explica o secretário, que confirmou que o aumento de casos está relacionado às festas de Natal e Réveillon.
“Agora a gente está em um momento em que muitas pessoas estão testando positivo devido às festas de fim de ano ou em outras questões”.