metropoles.com

Rio suspende aplicação de lote da Coronavac interditado pela Anvisa

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou, neste sábado (4/9), um lote com mais de 12 milhões de doses do imunizante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/ Metrópoles
Daniel Soranz: ex-secretário da Saúde do Rio
1 de 1 Daniel Soranz: ex-secretário da Saúde do Rio - Foto: Aline Massuca/ Metrópoles

Rio de Janeiro – O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, determinou a suspensão, por medida cautelar, do uso de doses da vacina Coronavac, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditar, neste sábado (4/9), um lote com mais de 12 milhões de doses do imunizante.

A interdição se deu após o Butantan, responsável pela distribuição do produto em território nacional, comunicar, na noite desta sexta-feira, à agência reguladora, que lotes enviados ao governo federal foram envasados em um laboratório não autorizado pelo órgão brasileiro.

Ao Metrópoles, Soranz informou que os lotes indicados devem ter a aplicação suspensa imediatamente por orientação da Anvisa e que os frascos, com 10 doses cada, permanecerão “segregados, sem uso, na rede de Frio, até autorização para continuar a sua utilização”.

A suspensão interfere na aplicação de segundas doses da vacina, que chegou a ser suspensa durante a semana por falta de doses.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) informou que recebeu apenas um dos lotes de CoronaVac suspensos pela Anvisa. O lote 202108113H chegou ao estado do Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira (3/9) e estava sendo distribuído aos municípios. “As doses do referido lote que seriam distribuídas para outros municípios neste domingo (5/9) ficarão armazenadas”.

A Gerência de Imunizações do estado já orientou as secretarias de Saúde dos municípios que receberam hoje o imunizante para que o lote fique armazenado até uma nova orientação da Anvisa. A SES também “comunicou o fato à diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), para que reforcem junto aos municípios a importância do armazenamento desse lote até que seja liberado o uso”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?