Rio suspende aplicação de 1ª dose em adolescentes por atraso em entrega
O calendário previa, para esta semana, a imunização de jovens de 16 anos ou mais e meninos e meninas de 15 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) informou, na noite desta terça-feira (31/8), a suspensão da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes a partir da próxima quarta-feira (1/9). O motivo seria o atraso na entrega das doses pelo Ministério da Saúde.
Ver essa foto no Instagram
O calendário previa, para esta semana, a vacinação de jovens de 16 anos ou mais e meninos e meninas de 15 anos. Por falta de doses, a repescagem de pessoas entre 18 e 39 já havia sido suspensa na segunda-feira (30).
Ver essa foto no Instagram
Diante disso, nesta quarta-feira (1/9), poderão receber a primeira dose: pessoas com 40 anos ou mais; gestantes; puérperas; lactantes; e pessoas com deficiência com 12 anos ou mais. A segunda dose seguirá sendo aplicada normalmente.
A vacinação de adolescentes começou na semana passada três dias após a previsão inicial da prefeitura, também por quantidade insuficiente de doses disponíveis.
Além disso, está mantida a aplicação da dose de reforço em idosos em instituições de longa permanência, como asilos e abrigos, entre 1 e 10/9. A partir de 13/9, o cronograma é escalonado por idade, a começar por pessoas com 95 anos.
O público-alvo são idosos que tenham tomado a segunda dose da vacina há pelo menos seis meses. A previsão da prefeitura é fazer a terceira aplicação em todos os idosos até 30/10.