Rio retoma vacinação da gripe após uma semana para conter a epidemia
Cidade ficou sem estoque de doses contra a influenza e suspendeu a vacinação. Neste sábado, 400 mil doses doadas pelo Butantan chegam ao RJ
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Após suspender por uma semana a vacinação contra a gripe, o Rio de Janeiro retomou a imunização contra a doença durante a epidemia que atingiu a cidade. Todos os postos de saúde da capital receberam doses da influenza após a chegada de 100 mil doses entregues pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (8/12).
Todos os imunizantes foram destinados ao município, que vive um surto da doença nas últimas semanas. Nesta sexta-feira (10/12), vão chegar as 400 mil doses doadas pelo Instituto Butantan, segundo anunciou o prefeito Eduardo Paes.
A vacinação contra a gripe no Rio havia sido suspensa na sexta-feira, 3 de dezembro, por causa da falta de doses. Até o momento, mais de 21 mil pessoas foram diagnosticadas com influenza H3N2 na cidade nas últimas três semanas. O surto teve aumento de 2.647% em apenas 15 dias.
“O Instituto Butantan e o governo de São Paulo vão fazer essa doação diante do surto da gripe influenza, que atinge os cariocas. A nossa visão é de solidariedade e apoio ao prefeito do Rio de Janeiro para que a equipe dele possa iniciar imediatamente a vacinação na cidade”, disse o governador de SP, João Doria (PSDB), no início desta semana.
Casos de gripe superam Covid
A epidemia de gripe na cidade do Rio de Janeiro é tão forte que os casos da doença superaram os de Covid-19. É o que apontou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Nas últimas duas semanas epidemiológicas do Boletim InfoGripe, foi constatado que o estado do Rio de Janeiro teve mais testes positivos para gripe do que para Covid-19, tanto em crianças quanto na população adulta.
Os dados atualizados de todo o país foram divulgados nessa quinta-feira (9/12) pela instituição. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que a quantidade de pessoas com gripe saltou de 173 para cerca de 4.752 entre meados de novembro e início de dezembro.
O governo do estado já instalou três tendas perto de unidades de pronto atendimento (UPAs) na capital para receber pacientes com sintomas e fazer o diagnóstico. Outras duas tendas serão instaladas nesta sexta-feira (10/12): nas UPAs de Jacarepaguá, na zona oeste, e da Penha, na zona norte.