metropoles.com

Rio retoma vacinação da gripe após uma semana para conter a epidemia

Cidade ficou sem estoque de doses contra a influenza e suspendeu a vacinação. Neste sábado, 400 mil doses doadas pelo Butantan chegam ao RJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/SES
Tenda de atendimento a pacientes com gripe no Rio (1) (1)-compressed
1 de 1 Tenda de atendimento a pacientes com gripe no Rio (1) (1)-compressed - Foto: Divulgação/SES

Rio de Janeiro – Após suspender por uma semana a vacinação contra a gripe, o Rio de Janeiro retomou a imunização contra a doença durante a epidemia que atingiu a cidade. Todos os postos de saúde da capital receberam doses da influenza após a chegada de 100 mil doses entregues pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (8/12).

Todos os imunizantes foram destinados ao município, que vive um surto da doença nas últimas semanas. Nesta sexta-feira (10/12), vão chegar as 400 mil doses doadas pelo Instituto Butantan, segundo anunciou o prefeito Eduardo Paes.

A vacinação contra a gripe no Rio havia sido suspensa na sexta-feira, 3 de dezembro, por causa da falta de doses. Até o momento, mais de 21 mil pessoas foram diagnosticadas com influenza H3N2 na cidade nas últimas três semanas. O surto teve aumento de 2.647% em apenas 15 dias.

“O Instituto Butantan e o governo de São Paulo vão fazer essa doação diante do surto da gripe influenza, que atinge os cariocas. A nossa visão é de solidariedade e apoio ao prefeito do Rio de Janeiro para que a equipe dele possa iniciar imediatamente a vacinação na cidade”, disse o governador de SP, João Doria (PSDB), no início desta semana.

4 imagens
Procura por atendimento nas UPAs do estado aumentou 400%
Atendimento contará com triagem específica para pacientes com gripe
A tenda fica anexa à estrutura da UPA
1 de 4

Vacinação contra a gripe na Rocinha, zona sul do Rio de Janeiro

Aline Massuca/ Metrópoles
2 de 4

Procura por atendimento nas UPAs do estado aumentou 400%

Divulgação/SES
3 de 4

Atendimento contará com triagem específica para pacientes com gripe

Divulgação/SES
4 de 4

A tenda fica anexa à estrutura da UPA

Divulgação/SES

Casos de gripe superam Covid

A epidemia de gripe na cidade do Rio de Janeiro é tão forte que os casos da doença superaram os de Covid-19. É o que apontou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Nas últimas duas semanas epidemiológicas do Boletim InfoGripe, foi constatado que o estado do Rio de Janeiro teve mais testes positivos para gripe do que para Covid-19, tanto em crianças quanto na população adulta.

Os dados atualizados de todo o país foram divulgados nessa quinta-feira (9/12) pela instituição. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que a quantidade de pessoas com gripe saltou de 173 para cerca de 4.752 entre meados de novembro e início de dezembro.

O governo do estado já instalou três tendas perto de unidades de pronto atendimento (UPAs) na capital para receber pacientes com sintomas e fazer o diagnóstico. Outras duas tendas serão instaladas nesta sexta-feira (10/12): nas UPAs de Jacarepaguá, na zona oeste, e da Penha, na zona norte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?