metropoles.com

Rio registra 300 mortes de pacientes aguardando leitos desde janeiro

Nesta terça-feira, 1.679 pacientes seguem internados com sintomas da Covid-19 e fila conta com 235 pessoas à espera por transferência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Hospital Ronaldo Gazolla, referência no tratamento de Covid no Rio de janeiro pacientes uti
1 de 1 Hospital Ronaldo Gazolla, referência no tratamento de Covid no Rio de janeiro pacientes uti - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Rio de Janeiro – A espera por um leito de internação na rede hospitalar do Rio já vitimou 300 pacientes desde o início do ano. As três centenas de mortes foram registradas nas emergências e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). De janeiro até esta terça-feira (6/4), 59 pessoas morreram de Covid nas UPAs municipais e mais 93 nas estaduais.

Outras 149 pessoas perderam a vida aguardando vaga nas seis coordenações de emergência da capital. Nesta terça, na capital, a fila conta com 235 pacientes à espera por transferência.

Também nesta terça, 1.679 pacientes seguem internados com sintomas da Covid-19. A taxa de ocupação dos leitos de UTI chega a 94% – são 780 pessoas em estado grave.

O alerta aumentou também nas enfermarias, que registram ocupação de 90%. Reflexo da alta ocupação e das filas, as ordens judiciais para transferências de pacientes também cresceram mês a mês: 58 em janeiro, 63 em fevereiro e 144 em março, de acordo com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Ao G1, Prefeitura do Rio informou que, em 2020, a média de mortes nas UPAs era de 129 pacientes por mês e que, em 2021, houve uma redução de 61%. O percentual de mortes fora de leitos hospitalares caiu 41%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?