Rio prorroga restrições até 22 de março, mas flexibiliza comércio
Novo decreto do prefeito Eduardo Paes amplia horário de bares e restaurantes e libera comércio na orla da praia
atualizado
Compartilhar notícia
A Prefeitura do Rio de Janeiro prorrogou até o dia 22 de março as medidas restritivas para tentar conter o avanço da Covid-19 no município. Seguirá proibida a permanência de indivíduos nas vias, áreas e praças públicas entre as 23h e as 5h.
As medidas venceriam à meia-noite desta quinta-feira (11/3), mas o prefeito Eduardo Paes (DEM) publicou um decreto no Diário Oficial para ampliar o prazo.
Bares e restaurantes ganharam mais tempo de funcionamento, até as 21h, e quiosques e barraqueiros das praias poderão atender até as 17h.
Seguem proibidos eventos, festas e atividades transitórias em áreas públicas e particulares, incluindo as rodas de samba e boates, casas de espetáculo e congêneres.
Os serviços poderão funcionar das 8h às 17h. Já as repartições públicas poderão funcionar das 9h às 19h. O comércio em geral (incluindo shoppings) pode funcionar das 10h30 às 21h.
Permanecem com as mesmas regras de funcionamento:
- escolas
- supermercados
- consultas médicas
- hospitais
- veterinários
- farmácias
- missas e cultos religiosos
- hotéis, pousadas e albergues
- agências bancárias
- atividades esportivas
- áreas de lazer
- piscinas, quadras e áreas comuns em condomínios
- cinemas
- postos de combustíveis
- cadeia de abastecimento e logística
- transportes de passageiros
- serviço de entrega em domicílio
- trabalhadores de atividades essenciais (indústrias, profissionais de saúde)
Fiscalização e multa
A fiscalização será feita pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Saúde.
Nas autuações, os agentes poderão reter ou apreender mercadorias, produtos e bens, além de aplicar multas e interditar o local ou estabelecimento que descumprir as regras.
O valor da multa individual para quem estiver sem máscara ou em aglomerações, por exemplo, sobe de R$ 112,48 para R$ 562,42.