Rio promete abrir 324 leitos de UTI para Covid-19 na próxima semana
Nos últimos dias, foram abertos 89 leitos de UTI e 10 de enfermaria em hospitais da rede estadual de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A secretaria de estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou, na tarde desta sábado (27/3), que a ação conjunta com o Ministério da Saúde possibilitará a abertura de 557 leitos – 324, de UTI – para tratamento do novo coronavírus, até a próxima semana.
Nesta semana, foram abertos 89 leitos de UTI e 10 de enfermaria nos hospitais Zilda Arns, Anchieta, João Batista Caffaro, Carlos Chagas e Adão Pereira Nunes, todos na rede estadual de saúde.
Até a próxima quarta-feira (31/3), serão inseridos na Central de Regulação Estadual (CER) mais 104 leitos de UTI e 56 de enfermaria. São leitos privados contratados por meio de chamamento público. Até o dia 2 de abril, outros 27 leitos de UTI da rede estadual serão inseridos na CER. No total, entre esta semana e na próxima, a ampliação chegará a 366 leitos.
Quanto à rede federal, a ação conjunta com a SES já conseguiu inserir na CER 76 leitos de UTI e 136 de enfermaria. Até o dia 2 de abril, o Ministério da Saúde informou que outros 28 leitos de UTI e 31 de enfermaria serão destinados a pacientes com Covid-19 e inseridos na regulação unificada.
Com isso, o número de leitos abertos na rede federal e regulados pelo estado do Rio será de 271, sendo 104 de UTI. A força de trabalho e a gestão desses leitos serão federais.
Pelo quarto dia seguido, o estado do Rio bateu recorde da fila de leitos. Até as 17h deste sábado (27/3), 634 fluminenses aguardavam por uma vaga em hospitais.