Rio: prefeitura fará buscas em escolas por crianças não vacinadas
Até esta quinta-feira (3/2), apenas 29% das crianças de 5 a 11 anos tomaram a primeira dose da vacina, aponta o Painel Covid da prefeitura
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A partir da próxima semana, a Prefeitura do Rio de Janeiro buscará nas escolas crianças entre 7 e 11 anos que ainda não tenham sido vacinadas. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o motivo é a baixa adesão nessa faixa etária.
Segundo o Painel Covid da prefeitura, até essa quinta-feira (3/2), apenas 29% das crianças entre 5 e 11 anos tomaram a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. A situação é semelhante na maioria dos municípios do Grande Rio.
Por conta disso, os professores vão passar a orientar as famílias sobre a importância da imunização. Equipes de saúde vão utilizar formulários para que os pais autorizem as vacinas nas escolas.
“A gente começa uma busca com as crianças que já voltaram a estudar. Vamos distribuir uma ficha para os pais preencherem sobre a situação vacinal da criança, e a gente vai agendar a aplicação na própria escola, com autorização dos pais”, explicou o secretário ao Bom dia Rio, da TV Globo, na manhã desta sexta-feira (4/2).
“É um processo de educação dos pais, das crianças, sobre a importância da vacina”, disse Soranz. De acordo com o secretário, a busca se estenderá por todo o mês de fevereiro e não ficará restrita à rede municipal.
“A gente vai fazer este mesmo processo com algumas escolas privadas e com as escolas estaduais também. Com as federais, a gente ainda está em processo de discussão”, afirmou.
Calendário para crianças
Após quatro dias de pausa por falta de vacinas, o município do Rio voltou a aplicar a vacina em crianças. Nesta sexta (4/2) e no sábado (5/2), crianças de 6 anos ou mais devem comparecer aos postos de vacinação.
Na próxima segunda-feira (7/2), é vez das meninas de 5 anos; na terça (8/2), meninos de 5 anos; e na quarta (9/2), repescagem geral, para 5 anos ou mais.