metropoles.com

Rio perdeu R$ 9,8 bilhões em participações nos royalties de petróleo

A informação é da Secretaria Estadual da Fazenda e os cálculos foram estimados com base nos resultados das fiscalizações de ICMS da Receita

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Petrobras/ABr
imagem colorida plataforma petróleo petrobras
1 de 1 imagem colorida plataforma petróleo petrobras - Foto: Foto: Petrobras/ABr

Rio de Janeiro – O estado do Rio de Janeiro calcula ter perdido R$ 9,8 bilhões em participações especiais do royalties do petróleo nos últimos dez anos. A estimativa é da Secretaria de Estado de Fazenda. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (19/04) em reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que investiga a queda na arrecadação de receitas compensatórias da exploração de petróleo e gás.

Os cálculos preliminares foram estimados com base nos resultados das fiscalizações de ICMS da Receita Estadual. Os valores definitivos só poderão ser concluídos após as concessionárias disponibilizarem os documentos e informações à secretaria.

Os números são fornecidos pelas empresas que exploram a produção de petróleo e gás natural, em caráter sigiloso, à Agência Nacional do Petróleo (ANP), que não dispõe, segundo o estado, de estrutura para fazer a fiscalização adequada dessa contabilidade.

“Enquanto o cálculo de tributos como o ICMS é rastreado através das notas fiscais, o da Participação Especial é baseado na contabilidade registrada em sistemas próprios das empresas. Sem essas informações, é impossível para a Receita Estadual auditar as deduções aplicadas na apuração da receita líquida de produção”, afirmou o secretário da Fazenda, Guilherme Mercês, que já pediu à Justiça a apuração dos custos.

Em julho de 2020, a Auditoria Fiscal Especializada de Receitas Não Tributárias (AFE-15) iniciou as primeiras ações fiscais. Desde 2017, foram iniciadas 43 ações fiscais.

Participações especiais

Os royalties são compensações financeiras pagas pelas concessionárias de exploração de petróleo e gás natural à União, estados e municípios pela utilização desses recursos naturais não renováveis e escassos.

A Participação Especial é a compensação financeira extraordinária devida pela exploração de campos com grandes volumes de produção e alta rentabilidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?