Rio: parceria entre arquidiocese e Iphan garante via sacra no Cristo
Nesta terça-feira, o convênio foi assinado aos pés do monumento, que vai completar 90 anos em outubro
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Com conceito de integração e sustentabilidade ambiental, a Arquidiocese do Rio e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinaram convênio, nesta terça-feira (24/2), para elaborar a via sacra do Cristo Redentor.
Realizada aos pés do monumento, a cerimônia que selou a parceria pretende ser uma referência mundial, como as de Roma, na Itália, e Jerusalém, Israel. Porém, o símbolo religioso é o único situado em uma floresta urbana.
Em outubro, o Cristo Redentor completa 90 anos. A Arquidiocese lança em 1º de março, dia do aniversário da cidade, o calendário comemorativo.
“Ao longo dos seus quase 90 anos, o Monumento ao Cristo Redentor sempre se destacou no cenário nacional e internacional como porta de entrada do turismo brasileiro, maior monumento em art déco do mundo e Santuário católico. Chegou a hora de celebrarmos tudo o que Ele representa para o povo brasileiro e o mundo inteiro. Por isso vamos fazer uma grande festa, com atividades religiosas, sociais e culturais”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.