metropoles.com

Ex-chefe da Polícia Civil é investigado por fraudes na Fundação Saúde

Operação cumpre 12 mandados de busca e apreensão contra pessoas e empresas investigadas, incluindo dois delegados da Polícia Civil do RJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/Agência Brasil
imagem colorida fundação saude rj
1 de 1 imagem colorida fundação saude rj - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI-MPRJ) e da Corregedoria Geral da Polícia Civil, realiza uma operação contra fraudes em contratos com a Fundação Estadual de Saúde, na manhã desta terça-feira (26/11).

Os agentes cumprem 12 mandados de busca e apreensão contra pessoas e empresas investigadas, incluindo dois delegados da Polícia Civil do Rio de Janeiro. O MPRJ apura os crimes de organização criminosa e fraude em licitação. Segundo informações preliminares, um dos investigados é o ex-chefe de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski.

A Fundação Saúde é responsável pela gestão da saúde pública do estado carioca e está vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ).

Contratos direcionados

De acordo com o Ministério Público, duas empresas foram favorecidas pelo esquema, com a ajuda de um delegado e de seu pai. A investigação aponta o direcionamento de contratos públicos em favor das empresas Vidgel Vigilância e Segurança e Vidgel Serviços Terceirizados.

Os contratos foram celebrados em 2021 e 2022 para prestação de serviços no Hospital Heloneida Studart, Hospital Estadual da Mãe e Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem (CEDI – Rio Imagem).

Segundo o MPRJ, há a possibilidade de servidores públicos e outros investigados terem se beneficiado indiretamente dos recursos obtidos com o esquema criminoso.

Os promotores de Justiça identificaram uma suposta triangulação financeira envolvendo as empresas Vidgel, o pai de um delegado e o próprio delegado, indicando a prática de repasse financeiro indireto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?