Rio Negro dá sinais de recuperação após seca histórica em Manaus
Último boletim de estiagem divulgado pela Defesa Civil do Amazonas aponta que os 62 municípios do estado continuam em situação de emergência
atualizado
Compartilhar notícia
O Rio Negro tem apresentado sinais de recuperação em Manaus, capital do Amazonas, depois de registrar a pior seca dos últimos 121 anos. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), os principais rios amazonenses voltaram a subir e estão apresentando níveis dentro da normalidade para o período.
O nível do Rio Negro atingiu 21,5 metros nesta quarta-feira (7/2), de acordo com informações do Porto de Manaus. O órgão realiza a mediação das águas da capital amazonense desde 1902.
Em 26 de outubro de 2023, o nível do Rio Negro atingiu a marca histórica de 12,7 metros, segundo o Porto de Manaus.
Estiagem no Amazonas
O último boletim de estiagem da Defesa Civil do Amazonas, divulgado em (1º/2), aponta que todos os 62 municípios amazonenses continuam em situação de emergência em decorrência da seca.
Ainda de acordo com o órgão, 159 mil famílias foram atingidas pela seca extrema até o momento.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Amazonas é de temporal, principalmente no fim de semana. A estimativa para os próximos dias é de registro de chuva entre 30 e 50 milímetros por hora na região.