Rio manterá Janssen como dose única e faz Dia D de vacinação no sábado
População do Rio que foi imunizada com a vacina da Janssen receberá a dose de reforço a partir da primeira semana de dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A cidade do Rio de Janeiro vai manter a vacina da Janssen como dose única. Na manhã desta sexta-feira (19/11), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou que as 170 mil pessoas que receberam doses do imunizante terão seu esquema mantido como dose única.
No entanto, a partir da primeira semana de dezembro, os cariocas vacinados com a Janssen receberão uma segunda dose do imunizante, que será classificada como reforço.
“Vamos manter o que já estava definido e como é feito em diversos países. Até que haja entendimento entre o Ministério da Saúde e a Anvisa, a Janssen continua como dose única a no Rio e a segunda aplicação será anotada como reforço”, explica o secretário.
Neste sábado (20/11), a secretaria promove um Dia D da segunda dose da vacinação contra a Covid-19. A data será marcada por um evento na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, que contará com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
O evento dará início a Mega Vacinação em todo o Brasil e será transmitido simultaneamente para outras capitais. A mobilização nacional tem como objetivo reforçar a importância de toda a população acima de 18 anos completar o ciclo vacinal.
“Haverá uma antecipação geral da aplicação da D2 para todo o público, respeitando-se o intervalo entre as doses. Esperamos que as 380 mil pessoas que podem receber a segunda aplicação vá ao posto de saúde e complete o esquema de imunização “, diz Soranz.
Dose de reforço até julho de 2022
Segundo o secretário de Saúde, toda a população adulta da cidade do Rio deverá receber a dose de reforço até julho do ano que vem.
“Até lá, é preciso manter a vigilância, é preciso que todos que não se vacinaram se vacinem e a gente mantenha o cenário epidemiológico da cidade. Hoje, a cada 100 testes, apenas 3 dão positivo. E, nessa condição, estamos trabalhando para genotipar esses casos, com a coleta de material assim que ocorre a notificação do caso”, conta.
Nesta sexta-feira, as unidades hospitalares da rede SUS na capital têm 39 pessoas internadas com a Covid-19, menos de 1% do total de pacientes hospitalizados. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).