metropoles.com

Rio: lei prevê punições a clubes de futebol por atos de racismo

Ações cometidas em estádios, por torcedores ou membros, serão punidas. Clubes poderão receber advertência ou multas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo Fernandes/Vasco.com.br
vasco torcida vascaínos são januário arquibancada
1 de 1 vasco torcida vascaínos são januário arquibancada - Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, sancionou lei que prevê punições a clubes de futebol por atos de racismo cometidos em estádios, por torcedores ou membros. O texto foi assinado na última sexta-feira (6/10) pelo governador e publicado nesta segunda (9) no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

A lei prevê que as penalidades sejam aplicadas caso os clubes não adotem providências para esclarecer os fatos, como ajudar na identificação dos agressores.

Segundo o texto, os clubes poderão receber advertência ou multas, que variam de 50 a 50 mil Unidades Fiscais de Referência (Ufirs), o que equivale ao mínimo de R$ 155 e máximo de R$ 155 mil. A lei determina que o valor da multa aumente de acordo com a gravidade do fato e com a capacidade econômica do clube infrator.

Os recursos arrecadados com a punição serão destinados ao Fundo Estadual de Combate ao Racismo, cuja criação também foi autorizada na lei sancionada nesta segunda (9). O dinheiro deverá ser usado para campanhas de conscientização e de enfrentamento ao racismo.

A lei já entrou em vigor com a publicação, mas está previsto no texto um prazo de 60 dias para que os clubes se adaptem e esclareçam seus torcedores sobre as mudanças.

Um dos autores do projeto, o deputado licenciado e secretário estadual de esporte, lazer e juventude, Thiago Pampolha, pretende articular uma reunião com clubes e representantes de torcidas organizadas para tratar do assunto. Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, ainda não há data definida para o encontro. Além do secretário, assinaram o projeto os deputados Jânio Mendes e Luiz Martins, ambos do PDT.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?