Rio inicia intervenção no BRT com linha expressa e reparos rápidos
De imediato, grupo de trabalho criou linha expressa de Santa Cruz até o terminal Alvorada para desafogar a operação
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Em decreto publicado nesta terça-feira (23/3), a Prefeitura do Rio deu início ao processo de intervenção temporária na operação e gestão do sistema BRT. A gerência ocorrerá até que uma nova licitação seja concluída e o serviço seja assumido por uma nova empresa, que garantirá um serviço de maior qualidade à população.
Claudia Antunes Secin, servidora aposentada e ex-presidente da CET-Rio, ficará à frente durante o período de intervenção no BRT Rio. O decreto nº 48.645 prevê ainda a criação de um Comitê Técnico de Acompanhamento da Intervenção, formado por Secretaria Municipal de Transporte, Procuradoria Geral do Município, Controladoria Geral do Município e Secretaria de Governo e Integridade Pública.
Entre as medidas emergenciais adotadas está a recuperação o mais rápido possível veículos que atualmente estão fora de circulação.
Uma empresa especializada vai diagnosticar a totalidade da frota do BRT e identificar os ônibus que exijam uma quantidade menor de reparos para voltarem a circular em menor tempo possível. Atualmente, há 130 veículos em circulação de uma frota estimada, por contrato, de 413 articulados.
Para amenizar a situação caótica, a prefeitura vai colocar 20 coletivos comuns para fazer uma linha emergencial expressa, sem parada em nenhuma estação, entre Santa Cruz e Alvorada. Esses veículos passarão a servir à população já na manhã do primeiro dia de operação.
Outras ações programadas são a reabertura de estações fechadas, melhorias de infraestrutura, reforço da segurança nas estações, fiscalização sobre invasão de veículos na calha do BRT e o combate ao calote. Será realizada ainda uma avaliação periódica das estações para o planejamento e execução de ações conjuntas com outras secretarias.
A equipe de intervenção trabalhará com estrutura e pessoal existentes do BRT, para otimizar a produtividade.