Rio inaugura posto do Detran exclusivo para pessoas com deficiência
A unidade é a primeira do país. O local passou por reforma e foi adaptado para receber este público com serviços como habilitação
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O governo do estado inaugurou o primeiro posto do Detran Acessível voltado para o atendimento a pessoas com deficiência do país, nesta sexta-feira (14/5), no centro da Cidade. O espaço passou por uma reforma e foi adaptado para receber este tipo de público para os serviços de veículos, habilitação e identificação civil.
“A grande dor da pessoa com deficiência é não ter o direito de ir e vir. Precisamos aplicar na prática a política pública e, por isso, a gestão do Detran deixará um legado para o estado. Um legado de respeito e que demonstra isso para cada pessoa. É este respeito que estamos resgatando no Rio”, afirmou o governador Cláudio Castro (PSC).
Na unidade, também serão realizadas as aulas práticas de direção. Um carro adaptado para pessoas com deficiência ficará no posto para uso do programa Cidadania sobre Rodas, que desde sua criação já formou mais de dois mil motoristas. Foram destinadas duas vagas exclusivas para as aulas de baliza.
A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran terá sala especial para atender o público interessado na primeira habilitação.
O posto terá ainda uma unidade especial de atendimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que oferecerá serviços como acompanhamento psicológico, atendimento jurídico, isenção de taxas para identificação civil e casamento.
Os usuários com deficiência auditiva poderão contar com a presença permanente de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que ficará todos os dias no posto e será responsável por ajudar na comunicação entre os funcionários e os usuários.