Tragédia no RS: Rio Guaíba atinge maior nível da história
Por causa da enchente, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, suspendeu os voos por tempo indeterminado
atualizado
Compartilhar notícia
O nível do Rio Guaíba ultrapassou os 5 metros, na manhã deste sábado (4/5), e atingiu o maior patamar da história. De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), o nível do rio chegou a 5,08 metros, em mediação realizada às 11h.
O Rio Guaíba já havia atingido, por volta das 21h dessa sexta-feira (3/5), o maior nível de sua história, ao alcançar 4,77 metros. De acordo com informações da Defesa Civil municipal, a medição realizada no gasômetro ultrapassou a cheia histórica de 1941 – 4,76 metros. Às 4h deste sábado (4/5), o Guaíba estava próximo dos 5m – 4m96cm – ameaçando inundar ainda mais cidades como a capital Porto Alegre.
As projeções mais recentes apontam que o nível do Guaíba deve ficar acima dos 5 metros durante os próximos dois ou três dias, apesar da diminuição no volume das chuvas.
“Como ele está recebendo muita contribuição do [rio] Jacuí — o Jacuí manda muita água para o Guaíba —, ele ainda vai continuar com essa subida mais lenta até estabilizar. E ainda poderá permanecer com água elevada”, explica o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Devido à enchente, o Aeroporto Internacional Salgado Filho suspendeu os voos por tempo indeterminado. Os diques de proteção que ainda impedem um estrago maior na capital Porto Alegre podem romper a qualquer momento.
Mortos e desaparecidos
Chegou a 57 o número de mortos por causa das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul (RS) desde a última segunda-feira (29/5). De acordo com o boletim da Defesa Civil do estado divulgado na manhã deste sábado (4/5), há ainda 67 desaparecidos e 74 pessoas feridas. Outras 24.666 estão desalojadas.
Ainda segundo o boletim, há 350 mil pontos sem energia elétrica e 860.952 clientes sem abastecimento de água. As aulas estão suspensas em toda a rede estadual.