Rio Guaíba atinge 3,26 metros em Porto Alegre, maior nível desde 1941
O nível da água do Rio Guaíba chegou a 3,26 metros às 16h15 desta segunda-feira. Chuvas deixaram 63 feridos e mais de 2 mil desabrigados
atualizado
Compartilhar notícia
As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul elevaram o nível do Rio Guaíba ao maior patamar desde 1941, quando uma enchente histórica tomou a capital Porto Alegre. De acordo com a Defesa Civil, o nível da água chegou a 3,26 metros às 16h15 desta segunda-feira (20/11). O pico durante a enchente histórica foi de 4,75 metros.
O aumento do nível do lago é decorrente da água de outros rios que transbordaram após as fortes chuvas que atingiram o estado. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, determinou o fechamento das comportas do sistema de proteção contra enchentes. De acordo com ele, a medida ocorre devido ao “alto nível de chuva nas cabeceiras e rios que desaguam no Guaíba”.
A Prefeitura de Porto Alegre e a Defesa Civil monitoram a elevação das águas e prestam apoio à população ribeirinha afetada pela cheia. Na noite de domingo (19/11), um ginásio foi disponibilizado para o acolhimento das famílias.
Chuvas no Sul
As chuvas do fim de semana no Sul do país deixaram rastro de destruição e morte, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Em cada um desses estados, quatro pessoas perderam a vida. Além disso, mais de 8 mil pessoas estão desabrigadas nessas duas unidades da Federação.
No Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil, 138 municípios reportaram danos e ocorrências, com 63 pessoas feridas e 2.653 desabrigadas. Ainda 7.527 tiveram de ser desalojadas para evitar outros desastres.
No total, mais de 194 mil habitantes foram afetados por chuvas, vendavais, enxurradas, inundações e soterramentos. As mortes envolveram uma mulher em Giruá, duas em Gramado e um homem em Vila Flores.