metropoles.com

Rio Grande do Sul investiga a morte de 552 animais por gripe aviária

Governo gaúcho confirmou a contaminação de quatro animais e investiga os demais casos. Suspeita é de que a gripe aviária tenha se espalhado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS
Foto colorida de agentes da secretaria que investiga gripe aviária no Rio Grande do Sul - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de agentes da secretaria que investiga gripe aviária no Rio Grande do Sul - Metrópoles - Foto: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS

O governo do Rio Grande do Sul iniciou investigação para apurar a morte de 552 animais marinhos encontrados nas praias gaúchas. A suspeita é de que os óbitos tenham sido causados pela gripe aviária.

Até o momento, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS confirmou a contaminação de quatro animais com a influenza, sendo três em mamíferos aquáticos, como leões-marinhos e lobos-marinhos.

Os focos da gripe aviária em animais marinhos foram registrados nos municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Torres. Agora, em São José do Norte, foi detectada a morte de uma ave silvestre, trinta-réis, em decorrência da doença.

O governo gaúcho recomenda que as pessoas não se aproximem e não toquem em animais encontrados nas praias. Além disso, é aconselhável evitar levar pets e não deixar que eles se aproximem de mamíferos ou aves mortas no litoral.

Em julho, o Rio Grande do Sul decretou estado de emergência em saúde animal para enfrentamento de focos de gripe aviária no estado.

Gripe aviária

O Ministério da Agricultura tem acompanhado os casos de gripe aviária em todo o Brasil. Segundo a pasta, já foram identificados 135 focos, sendo 114 em aves silvestres.

O primeiro foco foi registrado em maio. Vila Velha, no Espírito Santo, é o município com o maior número de focos de gripe aviária no país, seguido por Itanhaém, em São Paulo, e São João da Barra, no Rio de Janeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?