metropoles.com

Rio Grande do Sul confirma dois primeiros casos da variante Delta

Essa mutação do coronavírus foi inicialmente identificada na Índia e se espalhou rapidamente pelo mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC/Divulgação/ND
coronavírus
1 de 1 coronavírus - Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC/Divulgação/ND

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul divulgou, nesta segunda-feira (19/7), a confirmação dos dois primeiros casos no estado da variante Delta do coronavírus (B.1.1.617.2 – de origem na Índia).

Também foi informado que o primeiro caso, de um residente de Gramado, teve a amostra de exame confirmada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, por meio de sequenciamento genético completo.

O segundo caso, de outro morador de Gramado e que teve contato com o primeiro paciente confirmado, teve a amostra confirmada pelo Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT), do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), por meio de sequenciamento parcial e vínculo epidemiológico (proximidade com o primeiro homem que teve a amostra sequenciada na Fiocruz). “As duas pessoas não possuem histórico de viagem para outro país ou estado”, informa.

A secretaria disse ainda que outros cinco casos suspeitos da variante Delta seguem em investigação na Fiocruz (outro de Gramado, também após contato com o caso confirmado, dois de Sapucaia do Sul, um de Esteio e um de Canoas).

“Os resultados devem sair ao longo desta semana. A amostra de um paciente de Santana do Livramento também foi enviada para o sequenciamento completo, mas já foi descartado se tratar desta variante por um sequenciamento parcial no Lacen”, divulga.

A variante Delta foi inicialmente identificada na Índia e se espalhou rapidamente pelo mundo. Até as nações onde a vacinação está avançada, como oos Estados Unidos, estão preocupadas com os efeitos da cepa.

Pesquisas indicam, porém, que as vacinas são eficazes contra essa variante, o que reforça a importância da imunização e da manutenção de medidas de isolamento social.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?