metropoles.com

Rio: garis da capital fluminense entram em greve nesta segunda (28/3)

Mesmo com a greve ter sido declarada ilegal pela Justiça e com possibilidade de multas, garis decidiram parar; 30% do efetivo segue nas ruas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Comlurb
garis rio
1 de 1 garis rio - Foto: Comlurb

Rio de Janeiro — Os garis da cidade do Rio de Janeiro entraram em greve na manhã desta segunda-feira (28/3). A categoria responsável pela limpeza urbana do município pede reajuste salarial e melhoria no valor de benefícios, como o ticket refeição.

Desde 2019 sem aumentos salariais, os garis votaram e aprovaram, na última quarta-feira (23/3), a adoção da greve da categoria. Na sexta-feira (25/3), a juíza Edith Correa, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, concedeu decisão que declarava o movimento ilegal.

Mesmo diante da decisão desfavorável e da possibilidade da aplicação de multas, o sindicato manteve a posição e iniciou a greve na tarde desta segunda. Um efetivo de 30% continuará atuando nas ruas do Rio. A coleta de lixo é um serviço essencial e não será interrompida durante a paralisação dos garis.

Em nota, a Comlurb informou que montou um plano de contingência para evitar prejuízos à população do Rio de Janeiro e possibilitar a continuidade dos trabalhos em caso de greve ilegal de garis. A companhia, porém, pediu a colaboração da população neste período para manter a cidade limpa.

“A Comlurb lamenta mais uma vez a decisão precipitada do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de decretar greve”, diz.

Negociações

Na última tentativa de negociação, realizada nesta manhã, a Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) apresentou uma proposta de reajuste de 5% nos salários e no benefício de alimentação para os garis. A categoria recusou a proposta e deu início à greve.

O presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro, Manoel Martins Meireles, disse que a categoria busca melhorias. “Nós estamos em greve procurando uma melhora para todos nós. É uma falta de respeito, diante de uma inflação de 19,32% nos oferecerem um aumento de 5%”, disse em vídeo.

Reivindicações da categoria:

Reajuste de 25% nos salários;
Reajuste de 25% no tíquete alimentação;
Conclusão do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS), e
Implantação do Adicional de Insalubridade para os Agentes de Preparo de Alimentos (APAs).

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?