Rio fecha comércio na orla e restringe horário de bares e restaurantes
As medidas para conter o avanço da Covid-19 começam a valer nesta sexta-feira (5/3) e seguem até o próximo dia 11
atualizado
Compartilhar notícia
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, definiu novas medidas de restrição no município para conter o avanço do novo coronavírus. O Decreto nº 48.573/2021 altera o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes e fecha o comércio na orla da cidade.
As medidas começam a valer nesta sexta-feira (5/3) e seguem até o próximo dia 11. Com o decreto, publicado nesta quinta-feira (4/3), fica proibida a permanência de pessoas nas vias, áreas e praças públicas entre as 23h e as 5h.
A prefeitura decidiu também vetar o trabalho de ambulantes fixos e itinerantes na orla, bem como quiosques, que devem permanecer fechados.
Eventos, festas, rodas de samba, boates e casas de espetáculo não estão autorizados no período, assim como feiras.
Bares, lanchonetes e restaurantes poderão receber clientes entre as 6h e as 17h, com a circulação de público limitada a 40% da capacidade do local.
O decreto de Paes determina que a fiscalização do cumprimento das normas ficará a cargo da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária.
Quem descumprir as regras poderá ser multado em R$ 562,42 para pessoa física.