metropoles.com

Rio: Exército não desfilará em Copacabana ou no centro, diz Paes

Prefeito foi informado que ato no dia 7 de setembro será realizado pelas Forças Armadas próximo ao Forte de Copacabana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Solenidade Cívica de Hasteamento da Bandeira em comemoração ao dia da independência no Palácio da Alvorada. Autoridades acompanham a apresentação dos paraquedistas 7 de setembro governo bolsonaro 9
1 de 1 Solenidade Cívica de Hasteamento da Bandeira em comemoração ao dia da independência no Palácio da Alvorada. Autoridades acompanham a apresentação dos paraquedistas 7 de setembro governo bolsonaro 9 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, informou nesta quarta-feira (17/8) que as Forças Armadas não pretendem realizar desfile militar no 7 de setembro na praia de Copacabana ou na avenida Presidente Vargas, no centro da cidade. “É a solicitação que recebi do Exército Brasileiro“, ressaltou.

De acordo com Paes, “o ato do Exército vai se dar em um pequeno trecho na Avenida Atlântica, próximo ao Forte de Copacabana, sem arquibancada ou desfile”. Por sua vez, Marinha e Aeronáutica devem realizar apresentações no mar e no espaço aéreo.

“Ao longo dos próximos dias teremos reuniões com as forças armadas para a organização de detalhes”, concluiu o prefeito.

Veja:

O presidente Jair Bolsonaro (PL) havia iniciado uma mobilização de apoiadores para a praia de Copacabana, com o objetivo de unir o tradicional desfile militar ao lugar da cidade em que costumam ocorrer protestos de apoiadores do mandatário.

No sábado (13/8), Bolsonaro ressaltou: “No próximo dia 7, vamos todos às 15h estarmos presentes em Copacabana para dar um grito muito forte dizendo a quem pertence essa nação. O que nós queremos é transparência e liberdade”. Já na terça-feira (16/8), em seu primeiro ato oficial de campanha,  o presidente voltou atrás e afirmou que o desfile de comemoração do Dia da Independência será realizado nos moldes de anos anteriores, em Brasília (DF).

“Teremos um ato cívico. É impossível a tropa desfilar. Não haverá desfile da tropa dia 7 no Rio de Janeiro. Será tudo concentrado em Brasília. [No Rio] Terão palanques, teremos lá um movimento da Marinha na praia, nossa Força Aérea com a Esquadrilha da fumaça. A Artilharia nossa atirando”, disse o presidente.

“[O desfile] Não vai ter, porque a previsão é de muita gente na praia. Teríamos dificuldades para a tropa se organizar para o desfile. Haverá um palanque, é um movimento cívico. Não pretendo fazer o uso da palavra lá”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?