Rio deverá aplicar terceira dose em idosos entre setembro e novembro
Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 fez a recomendação em reunião nesta segunda-feira (23/8). Calendário ainda será divulgado
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) informou que idosos acima de 60 anos receberão uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 entre setembro e novembro. A decisão foi tomada após recomendação do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 em reunião nesta segunda-feira (23/8), conforme comunicou a pasta ao Metrópoles.
O órgão anunciou que a dose de reforço será aplicada de forma escalonada e tem como público-alvo idosos que tenham tomado a segunda dose há, pelo menos, seis meses. O primeiro grupo a receber o imunizante será o dos idosos que vivem em instituições de longa permanência, como asilos.
“Daremos preferência a instituições de longa permanência, onde os idosos estão mais expostos. Foram projetados dados sobre a eficiência da vacina e elas protegem, oferecem alto grau de proteção. Mas, para idosos, fica a recomendação para fazer uma dose de reforço, como outros países estão fazendo. A distribuição da terceira dose começa em setembro, mas ela deve ser feita de forma escalonada, conforme a chegada de vacinas, até novembro”, disse o secretário Daniel Soranz ao jornal Extra.
O calendário será divulgado nos próximos dias, segundo a SMS-Rio. Os imunizantes utilizados serão os da AstraZeneca e da Pfizer, independentemente de qual vacina a pessoa tomou anteriormente.
Na reunião, foi sugerido que seja enviado um ofício do Ministério da Saúde para que o órgão se planeje em relação à entrega de doses. Atrasos na chegada de imunizantes já complicaram o calendário da vacinação no estado do Rio. O secretário Daniel Soranz afirmou que o município cogita comprar vacinas de forma independente caso haja atrasos por parte do ministério.
No mês passado, a Prefeitura do Rio também confirmou que aplicará, ainda neste mês, a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos residentes na Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara.