Rio de Janeiro terá transporte público gratuito no dia das eleições
Primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro e, caso necessário, o segundo deve ocorrer no dia 27 do mesmo mês
atualizado
Compartilhar notícia
A prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) decretou a suspensão da cobrança de tarifa de transporte público da gestão municipal nos dias de eleições. O decreto foi assinado por Eduardo Paes (PSD), candidato à reeleição da capital fluminense, e publicado nesta terça-feira (20/8) no Diário Oficial.
Fica suspensa a cobrança das tarifas das linhas de ônibus municipais, BRT e VLT entre as 6h e 20h do primeiro turno das eleições, marcado para 6 de outubro. Caso ocorra um segundo turno, em 27 de outubro, o transporte público municipal também será gratuito.
Nas eleições gerais, em 2022, diferentes cidades aderiram ao transporte público gratuito nos dias de votação.
Na mesma época, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que prefeituras e empresas concessionárias possam oferecer, de forma voluntária, a gratuidade do transporte coletivo.
O estado do Rio de Janeiro teve um aumento no número de pessoas aptas a votar nas eleições municipais. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), são 13.033.929 eleitores, uma alta de 4,64% em comparação com o eleitorado fluminense de 2020.