Rio de Janeiro terá GLO para receber chefes de Estado no G20
Informação foi confirmada pelo governador do estado, Claudio Castro (PL), antes de reunião com Lula no Palácio do Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), confirmou nesta quinta (31/10) que será aplicada uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no período da reunião da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro. No período estarão na cidade líderes como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping.
“Já era a previsão ter desde o início. Sempre que tem um grande evento desses tem GLO”, afirmou. Castro participa de reunião de governadores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
A GLO pode ser instalada apenas por ordem da Presidência da República e concede, de forma provisória e localizada, poder de polícia às Forças Armadas.
Veja a declaração do governador:
O encontro de Lula com governadores foi marcado para discutir a proposta de emenda à Constituição (PEC) que traz mudanças no regime de segurança pública do país.
O projeto, sob coordenação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, será apresentado às autoridades durante o encontro. A proposta busca, entre outros assuntos, ampliar as atribuições da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
O governador Cláudio Castro afirmou que não teve acesso ao texto, portanto, é preciso avaliar o conteúdo da PEC antes de opinar sobre o tema.
“Tem que entender qual, na real, é a importância de uma PEC. Se ela for um trabalho de coordenação, de ajuda, ela é bem-vinda. Se ela for de controle, vai ter que ver o seguinte: quem vai pagar a conta?”, ponderou.