metropoles.com

Rio de Janeiro recupera-se de chuva com duração de quase 13 horas

Cidade teve ruas alagadas e árvores derrubadas com a força do vento. Desfiles das escolas de samba tiveram atraso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CELSO PUPO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADAO CONTEUDO
sapucaí alagada
1 de 1 sapucaí alagada - Foto: CELSO PUPO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADAO CONTEUDO

Depois de quase 13 horas em estágio de atenção provocado pelo temporal, decretado pelo Sistema Alerta Rio às 18h40 de sexta-feira (1º/3), o Rio de Janeiro voltou ao estágio de normalidade às 6h35 da manhã deste sábado (2/3). A cidade teve ruas alagadas e árvores derrubadas com a força do vento. O alagamento do Sambódromo atrasou o início do desfile das escolas do Grupo A, na Marquês de Sapucaí.

Somente no bairro da Saúde, onde fica o pluviômetro do Sambódromo, choveu 44,4 milímetros de 17h45 às 21h45 de sexta, o correspondente a 36,7% da média histórica de chuva para esta estação em março. Com o lixo levado pelo temporal, a Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) mobilizou uma equipe de mais de 400 garis para desobstruir 710 bueiros e raspar 880 metros de vias públicas.

Por medida de segurança, a Avenida Niemeyer, que liga o bairro de São Conrado ao Leblon, ficou interditada. O mesmo aconteceu com a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, uma das opções de trânsito entre as zonas norte e oeste da cidade.

Na cidade toda, a média de chuva foi de 47,6mm, o que corresponde a 34,4% da média histórica de março para a cidade. Em apenas 15 minutos, a estação do Recreio dos Bandeirantes registrou o maior volume de chuva (34 mm), seguida dos bairros Barra–Riocentro (31,2 mm), Alto da Boa Vista (30,8 mm), Grota Funda (28,6 mm) e Estrada Grajaú-Jacarepaguá (27,2) mm.

Sirenes acionadas
A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil acionou sirenes em 32 das 103 comunidades de alto risco geológico, monitoradas pelo sistema de alertas sonoros da cidade. Até o momento, o serviço 199 (canal de atendimento do órgão) recebeu 26 chamados de emergência, a maioria ocorrências ligadas a dano de estrutura de imóvel e a deslizamento de encostas. Por enquanto, não houve registro de vítimas.

Engenheiros e técnicos da Defesa Civil atendem aos principais chamados. Desde ontem, foram registrados 29 pontos de alagamentos e oito quedas de árvores pelo Centro de Operações Rio. As equipes da prefeitura ainda atuam em cinco pontos de alagamentos, sendo os mais intensos no Mergulhão Billy Blanco, na Barra da Tijuca, e no Buraco do Lacerda, no Jacaré, que permanecem interditados ao tráfego.

Tempo
O Sistema Alerta Rio informa que a Zona de Convergência de Umidade vai perder força no decorrer deste sábado. A previsão é de céu nublado a encoberto, com chuva fraca a moderada pela manhã e à tarde, com chuva fraca isolada à noite. As temperaturas estarão em declínio, com máxima prevista de 29°C e mínima de 21°C.

Sambódromo
Os postos médicos montados pela prefeitura do Rio no Sambódromo fizeram 123 atendimentos no primeiro dia de desfile das Escolas do Grupo A. A maioria dos casos está relacionada a traumas ortopédicos leves e mal-estar geral. Quatro pessoas foram transferidas para unidades de saúde da rede municipal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?