Rio e São Paulo recebem alerta de ciclone-bomba no fim de semana
Ciclone-bomba advém da frente fria que se forma no Rio Grande do Sul. O evento meteorológico recebe esse nome pelo forte poder de destruição
atualizado
Compartilhar notícia
Institutos de meteorologia alertaram o estado do Rio de Janeiro e o litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (31/3), sobre o risco de fortes chuvas no fim de semana, provocadas por um ciclone-bomba na costa sul do país. De acordo com o Climatempo, o fenômeno também poderá causar forte ventania sobre o oceano e, assim, gerar ondas de cerca de 1,5 metro.
Se ocorrer, o ciclone-bomba será uma consequência da frente fria que se forma, nesta sexta, no Rio Grande do Sul, aumentando as chances de tempestades pelo país, principalmente na costa da Região Sudeste.
Segundo o Climatempo, o fenômeno se move como um ciclone extratropical em direção a São Paulo e ao Rio de Janeiro.
O ciclone-bomba
O ciclone-bomba é um evento meteorológico formado por um ciclone extratropical intenso, com ventos fortes e grande potencial de destruição, explica o Climatempo.
“Ele recebe esse nome por conta da rápida queda de pressão atmosférica que ocorre no centro do ciclone, causando um ‘efeito bomba’, que ocorre em diversas regiões do país, especialmente no Sul e Sudeste”, detalha ao jornal O Globo.
O Climatempo prevê que, de sexta para sábado, o Rio terá pancadas de chuvas intensas entre os períodos da tarde e da noite. No domingo, será o momento de as temperaturas caírem bruscamente. “O céu nublado já poderá ser observado a partir da manhã, e a chuva forte poderá ocorrer a qualquer momento”, aponta.
No caso de São Paulo, a expectativa também é de queda nas temperaturas. Também são esperados chuva com ventos fortes e mar agitado em todo o litoral.