Rio confirma transmissão comunitária de variantes do coronavírus
Ao todo, são cinco casos. Um deles com a variante do Reino Unido e os outros quatro com a brasileira
atualizado
Compartilhar notícia
As secretarias de Saúde estadual e municipal do Rio de Janeiro confirmaram, na noite desta quinta-feira (18/2), que já existe transmissão local de duas variantes do novo coronavírus no estado. São elas: a brasileira, identificada como P1, e a do Reino Unido, a VOC 202012/01.
Em nota divulgada, os órgãos apontam que quatro das cinco pessoas contaminadas pelo vírus são autóctones, ou seja, “a contaminação aconteceu dentro do próprio estado”.
“Desta forma, a avaliação confirmou que as novas cepas já estão circulando em pelo menos um município do estado, o Rio de Janeiro, e, provavelmente, em Nova Iguaçu”, informam as secretarias.
Na última quarta-feira (17/2), a Secretaria de Estado de Saúde confirmou que novas variantes do coronavírus haviam sido identificadas no Rio após exames realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Ao todo, são cinco casos confirmados. Um deles com a variante do Reino Unido e os outros quatro com a brasileira.
A Prefeitura do Rio confirmou, nesta sexta-feira (19/2), a morte do segundo paciente contaminado com a variante do novo coronavírus no estado. O paciente de 41 anos era de Manaus e estava internado no Hospital Federal do Servidor.
A primeira morte foi informada na última terça-feira (16/2). A vítima foi um homem de 55 anos, morador de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.