Rio: Cláudio Castro vai presidir consórcio de governadores Sul-Sudeste
Castro foi eleito pelos governadores dos outros 6 estados que compõem o consórcio. Ele vai assumir em março de 2025
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), foi escolhido nessa sexta-feira (22/11) o novo presidente do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Castro foi eleito pelos governadores dos outros seis estados que compõem o Consórcio durante o 12° encontro do grupo, que realizado em Florianópolis, Santa Catarina.
Castro diz que, Durante a sua gestão, que começará em março de 2025, pretende dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado pelo Cosud e contribuir para políticas públicas não só regionais, mas em âmbito nacional.
“Vamos dar continuidade ao trabalho que o Cosud vem fazendo para termos cada vez mais integração e construirmos políticas públicas para as duas regiões e impulsionar o desenvolvimento dos nossos estados e de todo o país. É um Consórcio que se consolida e se fortalece cada vez mais pelo diálogo e empenho de governadores e todas as nossas equipes”, afirmou Castro.
Cosud reúne sete estados com maior PIB do país
Embora o Cosud exista desde 2019, criado com o intuito de reunir os sete governadores dos estados com maior PIB do país (ES, MG, PR, RJ, RS, SC e SP), a formalização do consórcio ocorreu apenas em 2023.
A ideia é promover encontros entre os governadores a cada 90 dias para discutir o desenvolvimento das regiões. O Cosud é presidido pelo governador Ratinho Junior e a coordenação será revezada entre os governadores a cada 12 meses.