metropoles.com

Rio Branco: prefeito reeleito virou meme por faixa de pedestre azul

Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco reeleito neste domingo (6/10), determinou pintar vários espaços públicos da cidade de azul em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Prefeitura de Rio Branco
Faixa de pedestre azul
1 de 1 Faixa de pedestre azul - Foto: Prefeitura de Rio Branco

Tião Bocalom (PL), reeleito prefeito da capital do Acre, Rio Branco, neste domingo (6/10), ficou nacionalmente conhecido em 2022, ao determinar a pintura de vários espaços públicos de azul. A cor caracterizava seu então partido, o PP, e que foi usada como identidade visual durante sua campanha eleitoral em 2020.

Na época, o site da prefeitura da cidade defendeu a ação do prefeito, sustentando que, ao colorir as faixas de pedestres no Centro de Rio Branco, ele mostrava que estava “antenado às novas tendências para dar mais vida aos ambientes urbanos sem perder de vista a segurança no trânsito”.

Para justificar a pintura, foram citados exemplos de outras cidades do Brasil, como Fortaleza (CE), onde as faixas de alguns pontos da cidade foram coloridas com fundo verde, e Catanduva (SP), que tinha travessias nas cores azul, amarelo, vermelho e verde. Também foi citado o caso de Madri, capital da Espanha, onde um artista fez intervenções com formatos geométricos nas faixas, mudando a estética de algumas ruas da cidade europeia.

2 imagens
1 de 2

Prefeitura de Rio Branco
2 de 2

Prefeitura de Rio Branco

Tião Bocalom, de 71 anos, é natural de Bela Vista do Paraíso (PR). Ele é filiado ao Partido Liberal e concorreu nas eleições deste ano pela coligação Produzir Para Empregar, que une os partidos PP, PL, União, Podemos, Federação PSDB/ e Solidariedade.

Ele também foi o primeiro prefeito do município de Acrelândia (AC), entre os anos de 1993 a 1996. Elegeu-se novamente a prefeito da cidade em 2000 e reeleito em 2004, exercendo o mandato até abril de 2006. Após ter renunciado ao cargo de prefeito de Acrelândia em 2006, Bocalom disputou as eleições para se tornar governador do Acre pelo Partido Social Democracia Brasileiro (PSDB), mas não teve votos suficientes.

Nas eleições de 2020, Bocalom disputou o cargo de prefeito do Rio Branco, desta vez, filiado ao Partido Progressista (PP). No segundo turno, foi eleito prefeito com mais de 62% dos votos.

O vice de Bocalom é Alysson Bestene, do PP.

Rio Branco tem 364 mil habitantes, conforme o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?