metropoles.com

Rio autoriza eventos-teste sem uso de máscaras e distanciamento social

Eventos acontecerão no Alto da Boa Vista, no Centro e em Copacabana. Apresentação do passaporte da vacina e de teste negativo é obrigatória

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação / Seop
Festa clandestina encerrada em casa de swing na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio
1 de 1 Festa clandestina encerrada em casa de swing na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio - Foto: Divulgação / Seop

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, nesta quinta-feira (23/9), a realização de três eventos-teste na cidade sem a obrigatoriedade de uso de máscaras e distanciamento social, medidas de proteção contra a Covid-19. Os experimentos serão realizados no Alto da Boa Vista, zona norte; no Centro do Rio; e em Copacabana, zona sul. O limite de público dos dois primeiros é de até 5 mil pessoas, e do terceiro, 500 indivíduos. Todos devem estar imunizados contra a doença, mediante apresentação do “passaporte da vacina”.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que as medidas preventivas serão dispensadas porque “os eventos apresentaram protocolo sanitário prevendo testagem e comprovação vacinal de todos os presentes”.

5 imagens
Thiago Bárbato, 13 anos, vacinado no Planetário da Gávea
Vacinação contra a Covid
Ex-vice-governador Francisco Dornelles, 86 anos, recebeu a dose de reforço no Planetário da Gávea
Moisés Braustein, 86 anos, também recebeu a terceira dose da vacina contra a Covid-19
1 de 5

Secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz

Aline Massuca/Metrópoles
2 de 5

Thiago Bárbato, 13 anos, vacinado no Planetário da Gávea

Aline Massuca/Metrópoles
3 de 5

Vacinação contra a Covid

Aline Massuca/Metrópoles
4 de 5

Ex-vice-governador Francisco Dornelles, 86 anos, recebeu a dose de reforço no Planetário da Gávea

Aline Massuca/Metrópoles
5 de 5

Moisés Braustein, 86 anos, também recebeu a terceira dose da vacina contra a Covid-19

Aline Massuca/Metrópoles

Um deles é a Lucce Party, organizada pelo DJ de eletrônica Pedro Lucena, que comemorará o aniversário na festa. O show acontecerá no dia 2/10 na Estrada de Furnas, no Alto da Boa Vista. No perfil do Instagram, a organização ressalta que os frequentadores devem apresentar teste negativo contra o novo coronavírus, realizado até 48 horas antes da festa. “Ao comprar [o ingresso da] Lucce Party, você receberá o link para agendar seu exame antígeno gratuito no DOT Saúde no dia 29 de setembro”, comunicou.

A realização de testes também será obrigatória para ingresso nos eventos do Centro e de Copacabana. Na cidade do Rio, o “passaporte da vacina” é exigido desde 15/9 em locais coletivos, como restaurantes, cinemas, teatros, academias, estádios, museus, galerias, conferências, pontos turísticos, entre outros. O documento atesta se o indivíduo tomou uma ou duas doses da vacina e deve ser gerado na plataforma ConecteSUS.

Vacinação

A cidade do Rio segue com a vacinação de adolescentes, motivo de recente impasse entre o Ministério da Saúde e os estados. Nesta quinta-feira (23/9), puderam ir aos postos meninas de 13 anos e adolescentes de 14 anos ou mais para a repescagem, além de idosos de 86 anos ou mais para a dose de reforço. O ex-vice-governador Francisco Dornelles, da chapa de Luiz Fernando Pezão, recebeu o imunizante no Planetário da Gávea, na zona sul do Rio.

Na quarta-feira (22/9), a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que idosos com 60 anos ou mais que tenham tomado a vacina até 28/2 deste ano podem tomar a terceira dose em quaisquer dias e horários. A medida foi tomada por recomendação do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 da cidade.


O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou que o Rio tem a menor ocupação de leitos desde o início da pandemia, efeito da imunização da população. De acordo com o Painel Rio Covid, há 504 internados com a doença e a fila por uma vaga está zerada. Ao todo, 66% dos cariocas acima de 18 anos estão com o esquema vacinal completo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?