metropoles.com

Rio atinge 91% de ocupação das UTIs para pacientes com Covid-19

Indicador revela situação dos hospitais do SUS na capital, que deve suspender novamente a vacinação por falta de doses de imunizantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metropoles
Drive-thru da vacinação na UBS de Taguatinga
1 de 1 Drive-thru da vacinação na UBS de Taguatinga - Foto: Hugo Barreto/Metropoles

Rio de Janeiro – A capital do Rio de Janeiro atingiu a marca de 91% de ocupação dos leitos de unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dedicados a pacientes com a Covid-19. O índice coloca em alerta as autoridades municipais, que tentam equilibrar o aumento dos pedidos de internação com as vagas disponíveis nas unidades da rede pública (hospitais federais, estaduais e municipais) na cidade. O sistema de saúde conta ainda com mais de 90 leitos intensivos bloqueados, o que significa que não podem ser usados pela falta de insumos, medicamentos, equipamentos ou de profissionais.

No Painel dos indicadores mantido pela Secretaria Municipal de Saúde, apenas a média de ocupação entre os leitos de enfermaria e UTI está disponível,  atingindo 84% dos leitos operacionais (que podem receber pacientes). Os leitos de enfermaria têm 76% de ocupação. Procurada pelo Metrópoles, a SMS ainda não se manifestou sobre planos para abertura de novos leitos.

Na tarde desta segunda-feira (8/3), o secretário municipal de Saúde confirmou que a vacinação poderá ser suspensa novamente na próxima quarta (10/3) por falta de doses dos imunizantes. Até o momento, 420.940 receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Confira os números e indicadores da SMS neste link.

Drive-thru só para segunda dose na Uerj

Além da possibilidade de parar pela segunda vez o serviço de imunização, os idosos enfrentam as constantes alterações no calendário e de regras para receberem a vacina. No posto de vacinação drive-thru (sistema que consiste em oferecer o serviço sem que o usuário saia do carro) montado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), por exemplo, idosos agora precisam desembarcar e acessar o espaço a pé. Só podem seguir nos veículos quem for receber a segunda dose.

De acordo com a SMS, “a Uerj, parceira na campanha de vacinação, optou por mudar o fluxo porque precisa, nesse momento, aplicar a segunda dose dos vacinados lá. Mas está oferecendo a possibilidade de aplicação da primeira dose”. Já a Uerj informou que “o drive-thru continuará funcionando apenas para a aplicação da segunda dose de quem já foi vacinado na instituição. Nas duas modalidades, o atendimento será das 9h às 15h e seguirá o calendário divulgado pela Prefeitura do Rio.

5 imagens
Vacinação contra a Covid-19 no Rio atinge 73%
Vacinação no Rio de Janeiro
Vacinação contra a Covid-19
1 de 5

Vacinação de idosos no Rio de Janeiro

Aline Massuca/ Metrópoles
2 de 5

3 de 5

Vacinação contra a Covid-19 no Rio atinge 73%

Aline Massuca/ Metrópoles
4 de 5

Vacinação no Rio de Janeiro

Valter Pontes/Secom
5 de 5

Vacinação contra a Covid-19

Aline Massuca/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?