Rio anuncia calendário único de vacinação contra Covid-19 para junho
Decisão foi tomada em parceria com as secretarias municipais de Saúde. A meta é uniformizar as ações de imunização em todo o estado
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A Secretaria de Estado de Saúde do Rio anunciou calendário único de vacinação contra a Covid-19 com início para junho. A meta é uniformizar o programa de imunização com grupos prioritários, como estabelecido pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde.
“É um grande avanço, uma vez que teremos os 92 municípios pactuados e seguindo a mesma lógica de vacinação. É um calendário misto, que, de forma concomitante ao calendário por idade, também promove a vacinação de alguns grupos especiais elencados pelo Programa Nacional de Imunizações” explica o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, em nota divulgada pela pasta, nesta quarta-feira (26/5).
O Brasil espera receber 43,8 milhões de vacina em junho.
No grupo prioritário, estão pessoas com deficiência permanente com benefício de prestação continuada (BPC), autismo, paralisia cerebral, renais crônicos em diálise, nanismo, mielomeningocele, deficientes visuais acima de 18 anos e gestantes e puérperas com comorbidades.
A próxima etapa terá continuidade com a imunização das pessoas com deficiência permanente sem BPC, e dará início à vacinação de 100% da população em situação de rua.
Os municípios que forem alcançando as metas estabelecidas na vacinação dos grupos listados poderão dar prosseguimento à vacinação dos grupos especiais, seguindo o critério de faixa etária, considerando da maior para menor idade, iniciando aos 59 anos até os 18 anos.