Rio anuncia a abertura de mais 940 leitos para as próximas semanas
Nos hospitais federais, 560 vagas serão abertas e 200 na rede estadual. Destas, 80 já foram regulamentadas e estão em funcionamento
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O governador do Rio em exercício, Cláudio Castro (PSC), anunciou, na tarde desta quinta-feira (25/3), no Palácio Guanabara, zona sul do Rio, a disponibilização de mais 940 leitos para o tratamento da Covid-19 no estado.
Segundo Castro, 560 leitos serão abertos nos hospitais federais e 200 na rede estadual nas próximas semanas. Destes, 80 já foram regulamentados e estão em funcionamento.
“Esses leitos, que já são frutos da minha ida a Brasília, irão ajudar muito a baixar a taxa de ocupação do Rio. Acabei de receber um chamamento de mais 180 leitos, já a partir de segunda-feira [29/3], da rede privada, disse.
O governador em exercício fez um apelo para que fluminenses fiquem em casa: “Os últimos números acenderam um alerta em nosso estado. Estamos muito próximos de uma situação dramática. É por isso que faço um apelo ao nosso povo que não entre na máxima de que ‘comigo não vai acontecer'”, ressaltou.
“É muito importante olharmos nosso povo como um só. É extremamente necessário reduzirmos o nosso ritmo. É fundamental que consigamos diminuir o contágio até aumentarmos o número de leitos”, completou o governador.
Castro disse que o período de 26/3 a 4/4 não é um grande feriado. Segundo ele, essa parada será fundamental para diminuir o contágio do novo coronavírus no estado.
“A proposta é uma parada. Essa parada sendo feita negociadamente, entendendo que somos um estado só. Minha grande função é mediar os interesses dos 92 municípios do Rio. Por isso a ideia de abrir o diálogo de toda cadeia produtiva. O desemprego e a fome é a outra fase terrível dessa pandemia”, explicou.
Sobre um possível desentendimento com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, Cláudio Castro afirmou que não é hora para briga e, sim, para o diálogo.
“Eu não ficarei dando declarações de efeito nas redes sociais. Nós temos um inimigo em comum: o vírus. Nós temos que parar de brigar. Parar de ter razão. Até agora não tomei nenhuma decisão política. Todas as decisões dos últimos dias foram decisões técnicas e, na maioria das vezes, eu sendo contrariado”.
Ainda nesta quinta-feira (25/3), Cláudio Castro terá uma reunião com Marcelo Queiroga, o novo ministro da Saúde.
Vacinação
Castro anunciou também a aquisição de mais dois milhões de vacinas para os fluminenses e que serão distribuídas aos 92 municípios até o dia 31 de março. “Com isso, somamos quase 4 milhões de primeiras doses para o nosso estado”, conclui.
De acordo com o governador em exercício, na próxima segunda-feira (29/3) o governo do estado divulgará um calendário único de vacinação para facilitar a comunicação entre os moradores dos municípios e evitar a migração de cidades.