Rio antecipa segunda dose de Pfizer para quem tem 40 anos ou mais
Governador do RJ, Cláudio Castro, de 42 anos, recebeu a segunda dose da vacina Pfizer contra a Covid-19 nesta terça-feira (28/9)
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A prefeitura do Rio de Janeiro decidiu antecipar para 21 dias a segunda dose das pessoas com 40 ou mais que receberam imunizante da Pfizer na primeira aplicação. A informação foi divulgada pelo prefeito Eduardo Paes nas redes sociais e vale a partir da tarde desta terça-feira (28/9).
No último sábado, durante a chamada super-repescagem, o Rio também liberou a possibilidade de escolha sobre qual vacina receber. A ação foi feita para atrair os chamados “sommeliers de vacina”, principalmente aqueles que ainda precisavam receber a primeira dose.
A Pfizer é o imunizante mais escolhido – 97,8% das primeiras doses aplicadas no dia foram de Pfizer -, vacina aplicada também, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nos que não tinham preferência de marca.
Estamos antecipando a segunda dose da Pfizer de todas as pessoas com mais de 40 anos pra 21 dias.
Basta procurar uma unidade e se vacinar. Já valendo hoje na parte da tarde! Bora vacinar! pic.twitter.com/CC8kxaONjW— Eduardo Paes (@eduardopaes) September 28, 2021
Nesta terça-feira (28/9), a vacinação contra a Covid-19 está destinada ainda a todas as pessoas com 12 anos ou mais e à dose de reforço para idosos com 82 anos ou mais, pessoas com alto grau de imunossupressão com 40 anos ou mais e pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose, na cidade do Rio, até o dia 28 de fevereiro.
Governador recebe segunda dose
Também nesta terça-feira, o governador Claudio Castro foi imunizado com a segunda dose da vacina no mesmo posto onde recebeu a primeira aplicação, feita no dia 6 de julho. Castro, que tem 42 anos, foi imunizado com Pfizer contra a Covid-19 no quartel do Corpo de Bombeiros de Copacabana, na zona sul do Rio.
O governador permaneceu na fila e aguardou sua vez para receber a segunda dose, com seu comprovante nas mãos, chamando a atenção dos outros cidadãos que aguardavam no local. A campanha de imunização contra a doença no Rio começou em 18 de janeiro, com os imunizantes CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.
“É muito importante que toda a nossa população se vacine com as duas doses para que possamos vencer de uma vez por todas esse vírus tão traiçoeiro. Quem ainda não tomou a segunda dose, que vá”, reforçou o governador, acompanhado da primeira-dama Analine Castro, convocando a população a completar o processo de imunização.
Mais 18 milhões doses aplicadas
O Estado do Rio de Janeiro bateu a marca de 18 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. Entre as pessoas acima de 18 anos, a cobertura vacinal chega a mais de 88%. Já a da segunda dose ou dose única está em torno de 50%. Até o momento foram aplicadas 53.090 doses de reforço em todo o estado.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que está distribuindo 348.660 doses do imunizante da Pfizer para os 92 municípios. Castro frisou que graças à vacinação em massa o estado está hoje, majoritariamente, na bandeira amarela, que significa risco baixo, com taxa de internação em enfermarias em 45% e a de CTIs, em 30%
“Já distribuímos quase 25 milhões de doses para os municípios. Vamos continuar vacinando para que tenhamos um fim de ano tranquilo e voltar à vida normal o mais rápido possível com a pandemia totalmente controlada”, acrescentou.