metropoles.com

Rio adia vacinação antirrábica de cães e gatos após mortes de animais

Início será em 25/9. Bichos em Magé teriam recebido insulina em vez de vacina contra a raiva, mas estado ainda não deu posição oficial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotografe Melhor/Reprodução
Cachorro e gato
1 de 1 Cachorro e gato - Foto: Fotografe Melhor/Reprodução

A Prefeitura do Rio de Janeiro adiou para o dia 25/9 o início da vacinação antirrábica de cães e gatos depois de 11 animais morrerem após tomarem o imunizante na cidade de Magé. Os donos poderiam levar os bichos aos postos a partir de sábado (11/9).

O município da Baixada Fluminense informou que os falecimentos foram em decorrência da troca da vacina contra a raiva por insulina, hormônio que controla o nível de açúcar no sangue. No entanto, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, optou pelo adiamento enquanto o governo do estado apura oficialmente as causas das mortes.

“Precisamos entender os casos de reação adversa, para garantir a segurança dos animais. A campanha está suspensa até o dia 25”, disse o secretário.

Soranz se reuniu na tarde desta quarta-feira (8/9) com o presidente da Comissão de Direitos dos Animais da Câmara, o vereador Luiz Ramos Filho (PMN), e o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere. O parlamentar afirmou que pedia o adiamento desde que a morte dos animais foi divulgada, uma vez que um lote eventualmente contaminado poderia atingir mais de 500 mil cachorros e gatos.

“Nossa preocupação foi com o que aconteceu lá em Magé. Até agora, não tivemos comunicado oficial da Secretaria Estadual de Saúde se a causa foi a vacina ou a insulina aplicada indevidamente. […] No dia 25, teremos a vacinação aqui na cidade com todas as garantias, precauções e preocupações para com os nossos animais”, declarou.

Pelas redes sociais, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS-Rio) divulgou as datas de vacinação de cada grupo animal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?