Rio abre vacinação contra Covid-19 para idosos com idade acima de 99 anos
Na capital, imunização será segmentada, com aplicação de doses para cada idade em dias específicos. Niterói e Magé também ampliaram público
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Aos 106 anos, Athaide Dias de Oliveira, a dona Nicinha, moradora de Bangu, na Zona Oeste, sonha em voltar a receber visitas de parentes e amigos, ausências que marcaram os 11 meses em que o Brasil vive a pandemia do novo coronavírus. Na manhã desta segunda-feira (1º/2), ela, enfim, deu o primeiro passo para a realização do desejo e recebeu a vacina contra a Covid-19.
“Ela sempre pergunta se a doença já passou e questiona o motivo de as pessoas não visitarem mais. Ela entende que existe um momento difícil, mas não com amplitude do que de fato vem ocorrendo. Para ela, que quase não sai de casa, lidar com a falta das pessoas é o pior”, conta a neta de Dona Nicinha, Márcia Gama.
Veja o vídeo:
A última atualização da Secretaria Municipal de Saúde é das 18h da última sexta-feira (29/1) e indicava que 131.241 pessoas haviam recebido uma dose da vacina contra a Covid. Nesta segunda, a campanha de vacinação entrou em nova fase, imunizando os idosos de forma segmentada – cada idade num dia da semana.
No domingo (31/1), o ator Orlando Drummond, de 102 anos, e o compositor Nelson Sargento, de 96, foram vacinados em uma cerimônia simbólica. “Eu sou Orlando Drummond, pioneiro da televisão e outras coisas mais, e me sinto muito orgulhoso de aos 102 anos estar aqui falando alguma coisa. Muitíssimo obrigado”, disse o ator.
Os locais de vacinação
Na capital, a campanha mobiliza 236 clínicas da família e centros municipais de saúde, além de pontos drive-thru. Outras cidades da Região Metropolitana do Rio também iniciaram a vacinação de idosos nesta segunda-feira.
Em Niterói, a prefeitura chegou a anunciar que a vacinação seria feita para profissionais de saúde com mais de 60 anos e que não estão na linha de frente, mas mudou o calendário e recebe o público de idosos a partir de 90 anos, das 8h às 16h30, nas policlínicas dos bairros São Lourenço, Santa Rosa, Itaipu e Barreto.
Na Baixada Fluminense, em Magé, a vacinação para idosos a partir de 85 anos também foi iniciada. O centro de imunização é o principal polo de atendimento, das 8h às 17h, na Rua Getúlio Pereira s/nº, atrás do Hospital Municipal de Magé, centro do 1º Distrito.
Já em Duque de Caxias, idosos a partir dos 80 anos começarão a ser vacinados na quarta-feira (3/2). O cronograma de vacinação deste segundo grupo, que deverá acontecer nas unidades básicas de saúde, ainda será divulgado.