Rifle de bolsonarista que ameaçou matar Lula era de chumbinho; vídeo
Dono de ferro velho disse para polícia que vídeo com ameaça era brincadeira. Rifle era de chumbinho, mas ele tinha pistola 9 mm por ser CAC
atualizado
Compartilhar notícia
O suposto rifle de um bolsonarista, que ameaçou matar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é na verdade uma arma de pressão por ação de ar comprimido, popularmente chamada de espingarda de chumbinho.
A Polícia Federal (PF) investiga um homem, conhecido como Junior do Ferro Velho, de Caruaru (PE), por ter publicado um vídeo portando o suposto rifle e ameaçando executar o presidente eleito.
Depois da repercussão do vídeo nas redes sociais, a PF começou uma investigação por ameaça e incitação ao crime.
Veja o vídeo:
O próprio dono do ferro velho procurou a delegacia da PF em Caruaru e entregou os armamentos que possuía.
Além do falso rifle, que na verdade era de chumbinho, o homem entregou uma pistola calibre 9 mm, registrada na condição de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC), no Exército. As duas armas foram apreendidas e o suspeito continua a ser investigado.
Brincadeira
Em depoimento para a PF, Junior do Ferro Velho disse que gravou o vídeo por brincadeira e sem intenção de publicá-lo, mas teria postado por acidente nos stories do WhatsApp por cerca de 10 minutos.
“Declarou ainda que não teve a intenção de ameaçar o presidente Lula e que o vídeo foi feito de forma jocosa, não sendo as ameaças concretas ou verdadeiras”, informou a PF, em nota.
Na gravação, o homem ameaçou matar Lula. “Subir [a rampa] ele sobe, só não sei se termina. Começar a rampa, ele começa, só não sei se termina”, afirmou.
O falso rifle do suspeito era equipado com um tripé e um supressor de ruídos, conhecido como silenciador. A reportagem tenta localizar o homem investigado e sua defesa.